Lirismo, paixão e inspiração na expressão romântica é o tema do concerto da Oses
Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), o Theatro Carlos Gomes, em Vitória, abre as portas para a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), que dará continuidade às suas apresentações das séries Quarta Clássica e Quinta Clássica. A regência ficará a cargo do maestro titular da Oses, Helder Trefzger.
O programa terá obras de dois nomes de grande importância para o universo da música clássica, ambos nascidos no século 19: o russo Tchaikovsky e o tcheco Dvorak. Do primeiro, será apresentado o célebre “Concerto para violino em ré maior” e, do segundo, a “Sinfonia n.º 8”.
“São obras emblemáticas da literatura orquestral, muito executadas nas principais salas de concerto do mundo”, declara o maestro Helder Trefzger. Segundo ele, “a Sinfonia n.º 8 de Dvorak é considerada a Sinfonia Pastoral de Dvorak”, em alusão à obra homônima de Beethoven.
O solista Xavier Inchausti participa das apresentações. Argentino, ele é vencedor do Concurso Internacional de violino Dr. Luis Sigall, de Viña del Mar (Chile) e premiado também como melhor solista instrumental pela Associação de Críticos Musicais da Argentina. É ainda detentor do 4º prêmio e do Prêmio Ginastera, do Concurso Internacional de violino de Buenos Aires.
Xavier Inchausti realizou seu primeiro concerto aos 12 anos, executando o Concerto n.º 5 de Mozart. Aos 15 anos se apresentou com a Sinfônica de Saraievo, tocando o Concerto para violino de Tchaikovsky. Ele tem se apresentado com inúmeras orquestras, como a Musikverein Pressbaum Orchester e Wiener Tonkunst Vereinigung Orchester (Viena), Filarmônica de Sarajevo, Sinfônica del Sodre, Filarmônica de Montevideo, Sinfônica de Chile, National Ukrainian Symphony (Kiev), Berliner Symphoniker Orchester, Moscow Symphony Orchestra, Sinfônica de Campinas (Brasil), Orquesta de Cámara Reina Sofía de Madrid, State Philharmonic Orchestra (Rumania), Bulgarian National Radio Symphony Orchestra, dentre outras. Atuou ainda como solista junto com a Orquesta Sinfónica Nacional, Filarmónica de Buenos Aires, Orq. Estable del Teatro Argentino, etc.
Serviço:
Apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses)
Data: 11 e 12 de março
Solista: Xavier Inchausti /Regente: Helder Trefzger
Horário: 20h
Ingresso: R$2,00 /R$ 1,00
Bilhetereia: Segundas e terças-feiras (quando não tiver espetáculo): das 13h às 19h / Quartas, quintas e sextas-feiras, sábados e domingos (que tiver espetáculo): das 14h as 20h30