17/08/2010 12h30 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Laboratório de Jornalismo Cultural do CRJ-Vitória realiza ciclo de palestras

17 de agosto de 2010. Na noite de ontem foi realizada a primeira palestra de apresentação do Laboratório de Jornalismo Cultural do CRJ. Ainda que a frente fria tenha feito diminuir a quantidade de participantes, a conversa pode ser feita de maneira calma e detalhada.

Após uma fala de apresentação destinada a caracterizar o Labjor-CRJ e descrever as formas básicas de participação na iniciativa, o consultor de implementação do projeto, professor Orlando Lopes, respondeu a questões específicas e dúvidas dos presentes.

Em linhas gerais, explicou o consultor, o Labjor-CRJ funcionará como uma espécie de incubadora, estimulando a qualificação da produção do texto jornalístico de estudantes e profissionais e a formação de grupos de trabalho editorial e de veículos de comunicação dedicados à cobertura cultural nos seus mais diversos segmentos.

"Tradicionalmente apontamos como uma fragilidade das políticas culturais a falta e a fragilidade dos mecanismos de fomento à produção artística e cultural. Embora muito ainda se tenha a fazer nessa área, é cada vez mais forte a percepção de que não basta apenas estimular a produção de arte; é preciso pensar, igualmente, as formas pelas quais a arte e a cultura encontram circulação na sociedade, e o jornalismo cultural é fundamental nesse sentido", afirma Orlando Lopes.

Ainda de acordo com o consultor, existem duas formas básicas para participar do Labjor-CRJ. A primeira delas é como Voluntári@, ou seja, como alguém que deseja ter contato com o Laboratório, mas sem uma rotina muito específica ou vinculação formal a algum dos projetos editoriais por ele desenvolvidos.

Voluntári@s podem acompanhar as ações de formação de interesse para o jornalismo cultural colaborativo e apresentar sua produção nas rodas de leitura crítica, além, é claro, de ter a liberdade de postar sua produção em suas próprias redes de relacionamento e difusão de conteúdos.

Quanto à equipe de Colaborador@s, será estabelecida uma relação mais formal e regular. Embora não haja uma restrição ou pré-requisito de formação - o principal é que os candidatos tenham interesse em produzir conteúdos jornalísticos qualificados -, haverá a expectativa de uma produção mais regular e interesse pela dedicação a planos de estudos que favoreçam a formação de espírito crítico e apreciação estética. Uma vez por semestre será realizada a seleção do corpo de Colaborador@s, com o objetivo de alcançar sempre um máximo de trinta participantes que se dedicarão a todas as etapas editoriais da produção jornalística.

As inscrições para o Labjor-CRJ encontram-se abertas, e devido a solicitações foram estendidas até o dia 25 de agosto. O calendário completo e eventuais ajustes na programação serão sempre divulgados na comunidade virtual do Labjor.


SERVIÇO

O que: Laboratório Colaborativo de Jornalismo Cultural no CRJ
Onde: Centro de Referência da Juventude
Quando: agosto a novembro
Custo: Gratuito
Vagas: 30
Processo seletivo: Produção de texto e entrevista
Outras informações: http://terceiramargem.ning.com/


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard