19/01/2015 12h27 - Atualizado em 05/01/2017 15h12

Itaúnas celebra São Benedito e São Sebastião

As cores das indumentárias dos grupos folclóricos, a animação e a fé foram alguns dos destaques da festa em homenagem a São Sebastião e São Benedito, que terminou neste domingo (18) em Itaúnas, município de Conceição da Barra. Apresentações de congo, jongo e ticumbi mostraram ao público a riqueza da cultura do Espírito Santo.

No sábado (17), a programação teve início com a chegada, pelo rio, do Ticumbi do Bongado. Em seguida, aconteceu a missa em homenagem a São Benedito, celebrada há 10 anos pelo padre Dário Ferreira da Silva, e após foi a vez da apresentação do Ticumbi de Itaúnas.

Para fazer bonito, o Ticumbi do Bongado passou a noite toda ensaiando, sob o comando de mestre Anísio Ribeiro, na Fazenda Areia Branca, da festeira Maria Catarina – nome dado à anfitriã que abre as portas de casa para receber o grupo.

“As festas são muito animadas. Eu e minha família adoramos, porque trazem alegria para Itaúnas, que é sempre muito tranquila. Nós moradores, nos juntamos aos turistas e aproveitamos bastante”, declara Keliane Geraldino Gomes, moradoras da vila há 15 anos.

Emoção e fé

“Prestigio esta celebração há 40 anos. Desta vez não ia participar, mas não resisti e estou aqui firme e forte. E quero estar presente durante muitos anos”, diz Humberto Batista do Nascimento, do Ticumbi de Itaúnas, um dos grupos que abrilhantou a festa com uma apresentação no sábado (17) pela manhã.

A programação de sábado (17) contou ainda com o Alardo de São Sebastião, Ticumbi da Escola Benônio Falcão de Gouvêa, Jongo de Itaúnas, Reis de Bois de Mestre Tião de Veio, Jongo de Santa Ana, Reis de Boi de Mestre Nilo, Reis de Boi das Barreiras, Banda de Congo e Boi Pintadinho de Muqui, que arrastou a multidão madrugada afora.

A paulista Jandira Badaró assistiu atenta toda a movimentação. “Que festa bonita! É a primeira vez que assisto e estou adorando tudo. Acordei cedo para ver a chegada do grupo pelo rio e prestigiei todas as outras atrações”, disse.

Tradição

A missa em homenagem a São Sebastião abriu a programação do domingo (18). Em seguida, começaram as brincadeiras com o Alardo de São Sebastião, Ticumbi do Bongado, Ticumbi de São Benedito, Jongo das Barreiras, Ticumbi de Santa Clara e Jongo de São Cosme e Damião. “Participamos deste evento há 20 anos. Hoje viemos com mais de 30 integrantes, sendo a maioria meus familiares. Tem minha esposa, netos, noras, filhos. É uma verdadeira festa”, diz Sebastião, Mestre do Rei de Boi do Porto Grande, de Conceição da Barra

“A nossa cultura – com o sentido mais profundo que esta expressão pode ter – é muito linda”, afirma o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto.

O evento foi encerrado com o batizado do grupo de capoeira.

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard