Igreja do Rosário em Vila Velha será restaurada em 2016
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Prainha, em Vila Velha, considerada a igreja mais antiga do Brasil ainda em pleno funcionamento, está pronta para ser restaurada. A ordem de serviço foi assinada pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Vila Velha na noite desta segunda-feira (21), em cerimônia com a presença de autoridades, membros da paróquia e moradores da região.
Construída em 1535 e considerada um símbolo da colonização do solo espírito-santense, a Igreja do Rosário receberá uma série de reparos na estrutura, tratamento de reboco, adaptações de acessibilidade, recuperação de adornos e elementos decorativos, resgate histórico das pinturas artísticas, além de uma reforma completa no telhado e piso.
O governador Paulo Hartung ressaltou a importância histórica da região da Prainha, em especial, a Igreja do Rosário. Para Hartung a região deveria ser conhecida como um enorme museu que retrata momentos importantes da história espírito-santense. "Estamos diante de um monumento canela-verde e legitimamente capixaba. Vamos restaurar um pouco da história do nosso Estado e, principalmente, do nosso povo. A intenção desta intervenção é resgatar as nossas origens e raízes", ponderou Hartung.
Segundo o secretario de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcelos, o governo de Paulo Hartung tem sido responsável pela manutenção e restauro de vários monumentos históricos do Espírito Santo neste ano. “Entregamos para a sociedade totalmente restaurada a Casa de Câmara e Cadeia, em Aracruz, e a Catedral Metropolitana de Vitória, além da assinatura da ordem de restauro do Largo do Chafariz, em São Mateus, a Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, a Casa de Música, em Vitória e outros espaços. A manutenção de patrimônios históricos, em especial esta igreja, deve ser feita com muito cuidado, atenção e carinho, preservando a sua identidade”, completa Gualberto.
Representando o Instituto Modus Vivendi, órgão responsável pela execução da obra, a arquiteta Erika Varejão não escondeu a emoção e o orgulho de participar de um projeto de tamanha importância para o Estado. Em seu discurso, Erika se comprometeu em realizar o restauro com responsabilidade e ética. “Queremos resgatar a história desta igreja da melhor forma possível, e atingir projeção nacional”.
Em um discurso emocionado, o representante da paróquia, Frei Paulo, acredita que esta obra é um presente não só para os católicos desta igreja, e sim a todos os capixabas. “A história do nosso Estado finca raízes na Prainha de Vila Velha e o que pretendemos com esta obra ansiosamente esperada, é mais do que reparar paredes e telhados, e sim um resgate da memória de muita luta, resistência e conquistas que formaram a identidade do povo desta terra”, afirma Frei Paulo.
O início
As obras de restauro terão início em janeiro de 2016 com previsão de término no final de dezembro. O valor da obra é de R$ 959.157,00, custeado pelo Instituto Sincades em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Prefeitura de Vila Velha. A empresa responsável pela restauração será o Instituto Modus Vivendi, que vai trabalhar em constante diálogo com a comunidade e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, coordenada pelo Frei Paulo Roberto Pereira.