11/04/2013 08h25 - Atualizado em
05/01/2017 14h38
I Seminário dos Povos Indígenas será realizado na Ufes

Um momento para aproximar os saberes e fazeres indígenas com as práticas educacionais. Essa é um dos objetivos do I Seminário dos Povos Indígenas - saberes, educação e interculturalidade, que será realizado nesta quinta-feira (11) das 8 às 18 horas, no Cine Metrópolis na Universidade Federal do Espírito Santo. Além das mesas de debate e trocas de experiências, uma mostra audiovisual com temática indígena encerará a programação a partir das 19 horas.

Pela tarde, a palestra de José Manuel Ballivian pautará temas pertinentes à questão da educação indígena em outras partes do Brasil, com ênfase na aplicabilidade da Lei 11.645/08, que tornou obrigatório, nos conteúdos programáticos escolares, o ensino da cultura e história dos diferentes povos indígenas brasileiros.
Após a palestra, uma mesa redonda composta por representantes de diferentes instituições educativas e culturais buscará estabelecer diálogos entre as diversas experiências interculturais e lançar propostas para uma educação que aproxime os saberes do campo e da floresta e a população das cidades.
Segundo Gerda Foerste, uma das organizadoras do Seminário, "este encontro objetiva basicamente estimular debates que contribuam na construção de alternativas para dar visibilidade a práticas educativas das comunidades indígenas capixabas. Na prática isso significa o exercício dialógico que venha fortalecer o trabalho em parceria com o povo tupinikim e guarani".
O I Seminário dos Povos Indígenas - saberes, educação e interculturalidade é uma realização do Movimento da Causa Indígena Capixaba e do Programa de Extensão Educação do Campo da Proex/Ufes e também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).
Programação Cultural
A abertura do Seminário contará com a apresentação do Coral Guarani Boa Esperança, formado por crianças e adolescentes. Na hora do almoço, haverá uma apresentação da Banda de Tambores Tupinikim. A partir das 19 horas, o Cine Metrópolis receberá uma mostra de documentários sobre a questão indígena. Contemplado pelo Edital de Finalização de Obras Cinematográficas da Secult (012/2102) e um dos filmes que serão exibidos na noite é o documentário Reikwaapa, de Werá Djekupé (Marcelo Guarani) e Ricardo Sá. Essa produção reconstitui ritos de passagem e sua ressignificação pela população das aldeias guarani do Espírito Santo.
Filmes da mostra de cinema indígena:
ARARA - vídeo-clipe resultado de oficina de realização do projeto Linguagens da Terra;
TATATIN WOÁ RETÉE - de Rogério Medeiros;
NOSSA TERRA, NOSSA LIBERDADE- de Lígia Sancio;
A FLAUTA MÁGICA - resultado de oficina realizada pelo Instituto Parceiros do Bem nas aldeias guarani do Espírito Santo;
O HOMEM QUE NÃO PODIA RESPONDER POR SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA - de Gui Castor;
REIKWAAPA - de Werá Djekupé (Marcelo Guarani) e Ricardo Sá;
Inscrições e mais informações sobre o Seminário pelo site: www.ce.ufes.br/educacaodocampo
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois
Tel.: (27)3636-7111/9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br