18/12/2013 14h19 - Atualizado em 05/01/2017 14h48

Hospital Estadual de Atenção Clínica recebe atração do Projeto Circulação Cultural


Uma tarde diferente embalada por música e poesia transformou a rotina dos pacientes do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC) e do Centro de Atenção Psicossocial Moxuara (CAPs), em Cariacica, em uma grande festa. Integrando parte das atrações da Programação do Circulação Cultural 2013 e do Projeto Cultura Presente da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) a Banda capixaba Sol na Garganta do Futuro fez um show na tarde desta terça-feira (17). A apresentação foi uma oportunidade única de mudar a rotina dos pacientes por um dia.

Foi a primeira vez que o HEAC recebeu uma atração como esta. O pouco contato dos pacientes com o mundo externo, que acontece poucas vezes através de passeios promovidos pelos funcionários, deu a eles uma chance de vislumbrar uma tarde alegre e fora da rotina. 

Para a terapeuta ocupacional do CAPs Synara Sampaio os pacientes precisam de mais momentos como este. "O show foi inesquecível na vida deles", afirma. De acordo com a terapeuta, muitos pacientes, estão internados a anos no hospital, e proporcionar a eles momentos como esse é fundamental para sair da rotina. 

A diretora administrativa Magda Lamborghini ficou realizada em ver os pacientes do hospital e os usuários do Centro de Atenção felizes com o show. "Eles são destinados a um dia a dia pontual e com atividades fixas. Sair do lugar comum, e participar de uma celebração como esta foi um momento muito feliz na vida deles."
 
A banda

O Sol na Garganta do Futuro apresenta poesia por meio de uma banda de música. A vontade de juntar a palavra falada e a música fundou o grupo em 2001. No palco, os textos são recitados, acompanhados de uma banda completa, formada por Gil Mello (guitarra e viola), Caio Nunes (bateria), Vinicius Fabio (baixo), Fabricio Noronha (voz), Alex Cepile e Perez Lisboa (synth, Ipad e Sampler), Aline Hrasko (voz), Tatiana Mancebo (voz) e Amélia Barreto (voz).

Em suas composições, principalmente pelo fato de contar com um poeta como fonte emissora das ondas vocais, o Sol na Garganta do Futuro faz inúmeras referências à literatura, sempre abraçada por um detalhado senso musical. Pelas dez faixas de "No Meio de Tudo: Espaço", o grupo de Vitória apresenta poemas do próprio Fabricio Noronha, além de Júlio Cortázar ("Casa Tomada", que abre o disco), um artigo do cineasta americano Stan Brakhage ("Das Possibilidades"), poemas de Marcus Tavares ("Das Pulsações") e Pedro Rocha ("Devolve meu Corpo em Casa").

Circulação Cultural

Circulação Cultural é um projeto da Secult, que leva, a todas as regiões do Espírito Santo, espetáculos de música, teatro e dança produzidos no próprio Estado. Com isso, atende-se a duas necessidades prementes da produção cultural: possibilita-se ao artista capixaba o contato com públicos diversos, divulgando e disseminando o produto de seu trabalho, bem como mostra-se ao capixaba o que tem sido produzido contemporaneamente no Espírito Santo.

Cultura Presente

O Cultura Presente é o braço cultural do Programa Estado Presente que visa à diminuição da violência e da criminalidade em comunidades e municípios capixabas por meio de  iniciativas integradas das suas diversas secretarias.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim /Tiago Zanoli /Erika Piskac
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808-7701/ 9902-9302
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br



Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard