29/04/2010 05h41 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Grafite no Maes traça paralelo com técnica de Rembrandt

As atividades paralelas à exposição de Rembrandt, em cartaz até o dia 16 de maio em Vitória no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), renderam um presente permanente para o Maes. Um grupo de quatro artistas capixabas passou cerca de 15 horas no local para fazer um grafite, traçando um paralelo entre a técnica contemporânea e a obra do mestre holandês, Rembrandt. O resultado foi a produção de uma peça de cerca de 50m² com temáticas variadas, que vão desde a fraternidade e cenas do cotidiano até chegar à desconstrução da realidade.

Os grafiteiros, Fredone, Hiran, Ficore e Somall, fazem parte do Instituto TamoJunto, uma associação sem fins lucrativos formada por jovens que tem como objetivo realizar intervenções urbanas através da arte, cultura, meio ambiente, esporte e lazer. Nos próximos dias 08 e 16 de maio, alguns integrantes da instituição vão conhecer as obras de Rembrandt. Eles vão assistir a um vídeo sobre a produção contemporânea de grafite e, depois, visitar a exposição. O foco é expandir e estimular o envolvimento do jovem da periferia ao mundo da arte.

"Rembrandt e a Arte da Gravura"

A exposição "Rembrandt e a Arte da Gravura" já recebeu mais de oito mil visitantes, desde a inauguração, em 18 de março. O público mais expressivo foi de famílias com crianças e adolescentes e de grupos de estudantes. A mostra, composta por uma coleção de 78 gravuras e uma placa de impressão em metal do mestre permanecem no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no Centro de Vitória, até 16 de maio. A entrada para a exposição é franca.

O conjunto, que está pela primeira vez em solo capixaba e deixou provisoriamente o Museu Casa Rembrandt, em Amsterdã, apresenta um painel diversificado do que foi a produção gráfica do artista. Inclui auto-retratos; paisagens; retratos de anônimos e celebridades da época; alegorias; nus e cenas do cotidiano, como camponeses, saltimbancos, curandeiros, e até um homem urinando. O grupo mais numeroso é formado por cenas bíblicas e religiosas, tema favorito de Rembrandt.

A curadoria é de Janrense Boonstra, diretor do Museu Casa de Rembrandt, montado na casa que foi residência e ateliê do artista, e Pieter Tjabbes, historiador de arte holandês, radicado no Brasil.

Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a exposição chega a Vitória por meio de parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, com produção da Art Unlimited.

Serviço
Exposição "Rembrandt e a Arte da Gravura"
Período: até 16 de maio
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória - Espírito Santo
Horário para visitação: Terça a sexta-feira, de 10 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, de 12 às 18 horas
Agendamento para escolas e universidades: www.secult.es.gov.br
Clicar em: Espaços culturais - Maes - Setor educacional - Agendamento
Entrada franca

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Aldeia Comunicação Corporativa
27 3215 1010
Geise Frigini - 27 9983 7157
Álvaro Vargas - 27 9316 9831

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard