20/01/2009 14h16 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Governo do Estado lança Funcultura com presença de Fernanda Montenegro

 O Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo - Funcultura será lançado publicamente na próxima segunda-feira (03), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes. O governador Paulo Hartung e a secretária de Estado da Cultura Dayse Lemos participam da apresentação, realizada na semana de comemoração do Dia Nacional da Cultura. Para celebrar momentos tão importantes, a Secult apresentará, logo depois do anúncio, o monólogo "Encontro com Fernanda", onde a atriz Fernanda Montenegro, uma das maiores expressões do universo artístico do Brasil, proporcionará um encontro intimista com o público.

A Lei Complementar nº 458, que dispõe sobre a criação do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, foi publicada no Diário Oficial do dia 21 de outubro. E a partir de 2009, os artistas, produtores e agentes culturais já poderão ter acesso a uma nova forma de financiamento da atividade cultural.

Os recursos do Funcultura visam incentivar a formação e fomentar a criação, a produção e a distribuição de produtos e serviços que usem o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos, e a tornar a atividade cultural uma importante estratégia nos programas de desenvolvimento do Estado. ?O acesso será transparente e democrático, através da publicação de editais públicos anuais que possibilitarão ao cidadão capixaba realizar projetos culturais de interesse público e de forte impacto social?, reforçou Dayse Lemos.

Os recursos do Funcultura serão constituídos de: dotação consignada no orçamento anual do Estado do Espírito Santo; doações, auxílios e transferências de entidades nacionais, internacionais, governamentais e não governamentais; empréstimos e outras contribuições financeiras de entidades nacionais e internacionais; recursos de transferências negociadas e não onerosas, junto a organismos nacionais e internacionais de apoio e fomento; recursos oriundos da amortização, correção, juros e multas dos financiamentos efetuados pelo próprio Fundo; e outros recursos, créditos e rendas adicionais ou extraordinárias que, por sua natureza, lhe possam ser destinadas.

Estão previstas também formas de financiamento, por intermédio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo ? Bandes, para desenvolvimento de projetos culturais. Os Editais de Incentivo à Cultura definirão os requisitos e as condições de inscrição de projetos candidatos à obtenção de apoio financeiro do Fundo, as hipóteses de vedação à participação no processo seletivo e os critérios para a seleção e a aprovação dos projetos inscritos.

Encontro com Fernanda

A entrada para o lançamento do Funcultura e da apresentação do ?Encontro com Fernanda? será gratuita. Os ingressos, um convite por pessoa, serão distribuídos no dia do espetáculo na bilheteria do teatro, ao meio-dia.

O projeto ?Encontro com Fernanda? surgiu de um desejo da atriz Fernanda Montenegro, sempre solicitada a falar em eventos, em estabelecer uma relação mais próxima com seus interlocutores, usando seu instrumento mais conhecido: a arte.

Através de uma especial reunião literária de valiosos escritores como Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Clarice Lispector, Simone de Beauvoir, Fernanda chega até o cotidiano das relações humanas contando um pouco da sua experiência de vida, enquanto atriz, mulher, mãe, esposa, cidadã brasileira, e permanecendo de olhos e ouvidos bem abertos para partilhar com a platéia suas vivências.

Condensando objetivos culturais e sociais ?Encontros? procura destacar o que há de mais humano no ser humano, sua sensibilidade artística, sua delicadeza. Trata-se de um espetáculo interativo.

Fernanda Montenegro

Sobre Fernanda Montenegro, a escritora e dramaturga lnez Barros de Almeida escreveu:

?O público, em gerações variadas, reconhece-a como uma atriz incomum, no rádio, no palco, na televisão, no cinema, nas notícias, nos comerciais, em salas de aula, em palestras, nas consagrações de homenagens e prêmios. Uma platéia bem menor, em tempos e espaços seletivos, observa-a, temperada de bom senso e bom humor, carregar as conquistas do seu talento sem dissimulações, modestas ou imodestas. O grupo mais íntimo sabe desta vibrátil sensibilidade de comediante conjugada a uma tremenda e estável organização mental, que discerne, indica, combina e justifica a artista demiúrgica ? não satisfeita de provocar emoções e exaltações, agora nos faz o criativo apelo à partilha de suas experiências e reflexões em torno de uma qualidade sutil e ambígua que ela foi buscar em obras literárias da modernidade?.

?Fernanda escolheu a delicadeza para desvendar um pouco de si mesma e, talvez, provocar em nós um pouco do que somos - trazendo um sopro saudável da sua inquietude artística ao nosso cotidiano, cada vez mais saturado de inconseqüências banais e de esperanças reduzidas pela desinteligência e pela brutalidade?.
 
fonte:Larissa Ventorim - Assessoria de Comunicação da Secult

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard