14/07/2009 08h01 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Governo do Estado assina ordem de serviço para restauro da Casa Lambert

O Governo do Estado assinou na última sexta-feira (10) a ordem de serviço para restauração da Casa Lambert, referência do processo de colonização italiana da região de Santa Tereza. A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung, e de Dayse Lemos, Secretária de Estado da Cultura.

Ainda esta semana a equipe reponsável pela área patrimonial da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) participa de uma reunião técnica para discutir as obras. Os trabalhos devem estar concluídos em seis meses. O investimento total é de 370 mil.

A restauração da Casa Lambert tem como objetivo restabelecer a integridade física do bem, garantindo a estrutura de sustentação em madeira e das paredes em estuque (pau-a-pique), dotando-a de condições seguras de utilização. O espaço será de visitação pública e será transformado em um centro de memória Irmãos Lambert, assim como da imigração italiana na região. O trabalho irá manter as características originais da casa, sem a introdução de novos elementos.

A arquiteta restauradora Maria Cristina Coelho Duarte, autora do projeto, descreveu que manterá as mudanças feitas ao longo do tempo, que se integram harmonicamente ao corpo original da casa, de modo a manter o registro da necessidade natural de adaptações da residência em função do crescimento da família e das novas necessidades de vida advindas dos tempos modernos. Mas frisou que irá eliminar as transformações que não agregam valor ao bem como o banheiro e a caixa d?água elevada; propondo nova construção.

Tombada pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em 1985, a Casa Lambert é um bem patrimonial de elevado valor para a história do Espírito Santo. Expressa a fixação e a adaptação da cultura italiana no País. Foi contruída em 1875, ano de fundação da cidade de Santa Teresa. Os registros históricos atestam que ela foi a primeira casa contruída na região, um trabalho feito pelos irmãos Virgílio e Antônio Lambert.

Os irmãos Lambert

Antônio Lambert, escultor italiano graduado pela "Accademia delle Belle Arte" localizada em Veneza, na Itália, veio para o Brasil com seu irmão Virgílio e sua filha Ermínia, em maio de 1875. Eles integravam o grupo de imigrantes italianos que iriam fundar a vila que deu origem à atual cidade de Santa Teresa. No mesmo ano, receberam um lote de terra  e ali construíram a casa.

A casa foi erguida na área rural, junto ao rio São Lourenço, hoje Rio Timbui, com dois pavimentos, estruturados em madeira, com paredes de pau-a-pique, tanto interna quanto externamente, e coberta com tabuinhas. Esta técnica, que já era executada no Brasil desde o tempo da colônia, foi apropriada e aprimorada pelos imigrantes italianos que aqui chegaram.

A edificação serviu, desde sua construção, para uso residencial dos descendentes dos Lambert. A casa guardou móveis e objetos da época da primeira ocupação pelos irmãos, inclusive  obras de arte feitas por Antônio, algumas delas inscritas no Livro de Tombo Histórico do Estado.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard