21/11/2013 14h45 - Atualizado em 05/01/2017 14h48

Governo do ES comemora Dia da Consciência Negra em São Mateus

Na manhã da última quarta-feira (20), em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, a capital do Espírito Santo foi simbolicamente transferida para o município de São Mateus. Estiveram presentes no sítio histórico o vice-governador do Estado, Givaldo Vieira, e o secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, que assinaram dois protocolos de intenções: um para a restauração da Secretaria Municipal de Cultura e do Auditório Largo do Chafariz e outro para o resgate e fortalecimento da banda Lira Mateense.

"São Mateus é uma cidade emblemática para reverenciarmos a luta e conquista dos negros. Por isso, nossa gestão homenageia o município com a transferência da capital e destina recursos para darmos uma nova cara ao Porto, um patrimônio histórico que na nossa gestão queremos tornar cada vez mais vivo", destacou o vice-governador.

Vínculo

O secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, falou de sua ligação afetiva com a cidade, onde viveu por sete anos e teve também oportunidade de ser secretário municipal de Cultura, durante a década de 1980. "Aqui em São Mateus, temos uma diversidade cultural muito rica e enorme, com jongo, reis de boi, ticumbi e várias outras manifestações populares. Esta cidade é um polo cultural e precisamos investir aqui, pois há todas as condições para florescer um espaço cultural, político, econômico e turístico que vai contribuir para a sobrevivência de São Mateus, uma cidade muito importante para o nosso Estado. Este é o momento de nos unirmos e somar esforços nesse sentido", declarou.

Para o prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto, a transferência da capital para a cidade é uma forma simbólica de reconhecer e homenagear aqueles que morreram na cidade dando sua vida em defesa do povo negro. "É também um reconhecimento pelo bom momento que estamos vivendo hoje. Com dificuldade, mas também com apoio dos governos estadual e federal, conseguimos desenvolver nossa cidade, não somente sua cultura, mas a educação e a saúde, que hoje estão sendo devidamente reconhecidas. Eu me sinto realizado neste município."

Ao final da solenidade, houve apresentação do Jongo de São Benedito das Barreiras, que saiu em cortejo pelas ruas do sítio histórico em direção ao ÁfricaBrasil Museu Intercontinental, dirigido pelo escritor e pesquisador Maciel de Aguiar. Lá, estão reunidas cerca de 4.800 peças diversas de arte tribal africana, agrupadas ao longo de quatro décadas, compondo um dos maiores acervos dessa arte no mundo. Durante a visita, Maciel apresentou as obras expostas e falou sobre a história do espaço e seu acervo.


10º Festival do Beiju

A programação se estende no final de semana, na sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24) na Comunidade Quilombola de São Domingos, em Sapê do Norte, Conceição da Barra. Lá acontecerá o 10º Festival do Beiju, com o lema "Terra titulada, meio ambiente preservado". O festival visa divulgar as tradições da cultura quilombola. O festival contará também com apresentações musicais e de dança, missa dos quilombos, de grupos folclóricos e oficinas culturais. (confira abaixo a programação completa)

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim /Tiago Zanoli /Erika Piskac
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808-7701/ 9902-9302
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard