08/07/2009 14h08 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Governo apresenta projeto da Mostra Capixaba de Cinema Rural

Assessoria da Seag

14 municípios envolvidos com a Mostra

Promover o desenvolvimento cultural e as potencialidades ecoturísticas da Região Serrana do Espírito Santo. É com esse intuito que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), apresentou, nesta quarta-feira (08), em Afonso Cláudio, o projeto da 1ª Mostra Capixaba de Cinema Rural.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos, a Mostra surgiu da necessidade de promover uma política de desenvolvimento cultural capaz de mobilizar a energia da juventude rural. "A cultura fomenta, incentiva e instrumentaliza a criatividade e queremos fazer isso aqui na Região Serrana, e a Seag é fundamental para a execução dessa Mostra", afirmou a secretária.

O secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Santos, destacou que esse é um projeto que valoriza a juventude rural. "Os jovens que vão participar nos darão uma abordagem de qual é a relação deles com a natureza, o meio rural e com a sua comunidade, isso tudo externado por meio de suas narrativas e interpretações. A Seag está muito feliz por ser parceira desse projeto que vem contemplar mais uma ação do programa de valorização da juventude rural, que vem sendo desenvolvido pela secretaria desde 2007", avaliou Ricardo Santos.

O prefeito de Afonso Cláudio, Wilson Berger Costa, destacou que a realização da Mostra é uma ótima iniciativa do Governo. "Nós recebemos esse projeto de braços abertos, pois ele vem valorizar o interior do Estado e vai ajudar a resgatar a nossa cultura, além de elevar a alto-estima da nossa comunidade".

Segundo o diretor do Sebrae, José Eugênio Vieira, esse é um projeto que vai resgatar muitas histórias e riquezas naturais do Espírito Santo. "Em nome do Sebrae digo que estamos entusiasmados com esse projeto, pois hoje, graças ao Governo do Estado, estamos vivendo um momento de resgate cultural e a nossa parceria vai ser no sentido de buscar esse resgate, que é extraordinário na cultura do Espírito Santo".

O secretário geral do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), José Valdemar Pin, confirmou no evento a parceria do órgão na realização da Mostra. "o Mepes acredita que esse trabalho é uma forma de valorizar a juventude rural e o homem do campo, além de ser uma alternativa de lazer, cultura e resgate histórico", avaliou.

Na execução do projeto será feita a capacitação dos jovens, de 14 a 24 anos, para trabalhar nas mais diversas áreas de produção de uma obra audiovisual. Na realização da primeira mostra o trabalho será divido em duas etapas:  realização de oficinas audiovisuais e exibição dos vídeos produzidos.

"Nossa experiência de trabalho no MoVA Caparaó nos indica que teremos muitos benefícios juntos aos jovens da Região Serrana, além disso, esse trabalho vai compor o história dos municípios participantes", comentou o representante da Associação Nacional pela Inclusão Social Através da Cultura, Música, Arte, Turismo e Meio Ambiente - Parceiros do Bem -, João Moraes,

Os 14 municípios que irão participar da mostra, que está prevista para acontecer no período de 25 a 28 de novembro, são: Afonso Cláudio, Brejetuba, Domingos Martins, Castelo, Conceição do Castelo, Itarana, Itaguaçu, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã e Venda Nova do Imigrante.

A Mostra conta também com a parceria do Consórcio Intermunicipal do Caparaó, do Mepes, da Associação Diacônica Luterana (ADL), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e os municípios capixabas envolvidos. A Associação Nacional pela Inclusão Social Através da Cultura, Música, Arte, Turismo e Meio Ambiente - Parceiros do Bem -, será responsável pela produção do evento.

Além dos secretários da Agricultura e da Cultura, estiveram presentes na apresentação da Mostra, a assessora especial da Seag e coordenadora do Programa de Valorização da Juventude Rural, Célia Kiefer, representantes do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), além de outras autoridades da Região Serrana.

Gerência de Informação e Análise - Seag
Marcelo Martins