30/03/2015 08h46 - Atualizado em 05/01/2017 15h13

Funcultura: Tom Boechat lança o livro Toquiotas em Vitória

No dia 08 de abril, a partir das 19h30, a OÁ Galeria abre as portas para o lançamento do livro Toquiotas, seguido de um bate papo com o fotógrafo Tom Boechat. O livro bilíngue (português e inglês), reúne imagens feitas na cidade de Tóquio, com texto introdutório de Luiz Guilherme Santos Neves, contos dos escritores Elton Pinheiro, Herbert Farias e Marcia Lahtermaher e texto crítico de Alexandre Emerick. A publicação é assinada pela Editora Usina de Imagem e foi contemplado no  Funcultura da  Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do edital de Publicação de Livro de Fotografia.

O título, Toquiotas, ao mesmo tempo que explicita a relação com a capital japonesa – aquilo ou aquele que vem de Tóquio – reforça o estranhamento presente nas fotografias de Boechat. As fotos, todas noturnas, apresentam uma metrópole vazia, solitária, distante do cartão postal ou das imagens clássicas de cidades japonesas. Para Emerick “Tom assume uma proximidade que possibilita o domínio do detalhe sem que se deixe seduzir pela familiaridade, e um distanciamento que permite a imersão na paisagem urbana sem ser sobrepujado por sua intrigante imensidão”. É ainda o próprio crítico quem ressalta que “mais do que as características do lugar, o próprio fotógrafo se expõe, pois seu olhar denuncia seu ritmo, sua inquietude, seus momentos de fixação e de indiferença que advêm da esperada reciprocidade entre o que olha e o que é visto”.

O projeto foi concebido em 2005, período em que o fotógrafo viveu no Japão. Tom enviava as fotografias por internet para os autores brasileiros, os quais, a partir das imagens, criavam contos. “A proposta era que cada autor escrevesse não para uma fotografia específica, mas que fosse impregnado pela atmosfera das imagens. Assim, o leitor vai encontrar tanto contos de ficção científica, quanto literatura policial e romance”, explica o fotógrafo.

Quanto ao conceito central do trabalho, o autor afirma que “desde o início, a proposta foi problematizar as noções de realidade e de ficção na fotografia chamada documental. É certo que todas as fotografias foram feitas em Tóquio, mas ao final, o livro trata das inúmeras possibilidades de relação que cada leitor travará com a cidade, com a literatura e com a própria imagem fotográfica”. Outro aspecto relevante é o diálogo do autor com a própria história do livro de fotografia. Boechat utilizou como referência livros considerados clássicos do gênero: “American Photographs”, de Walker Evans (1938), e “The Americans”, de Robert Frank (1956).

Sobre Tom Boechat

Tom Boechat é graduado em Artes Visuais (2011) e Mestre em Artes (2013) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Morou em Nova York de 1993 a 1997, quando estudou no International Center of Photography. Por mais de quinze anos desenvolveu inúmeros trabalhos comerciais para agências de publicidade e trabalhos editoriais para revistas e jornais de circulação nacional e internacional. Atualmente é professor do Departamento de Artes Visuais da Ufes, onde desenvolve pesquisa sobre a fotografia documental no campo da arte. Já participou de exposições no Museu Vale, na Galeria Homero Massena e no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). Possui trabalhos produzidos em Nova York, Rio de Janeiro, Tóquio, Bangalore, Buenos Aires e Vitória.

Lançamento do livro Toquiotas, do fotógrafo Tom Boechat
Publicação bilíngue (português e inglês) com encadernação em capa dura revestida com tecido, 104 páginas
Data: 08/04 (quarta-feira), às 19h30
Local: OÁ Galeria (Rua Aprígio de Freitas, 240, Bairro Consolação, Vitória)