08/12/2011 14h32 - Atualizado em
05/01/2017 14h25
Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura continua até sexta-feira (09)
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura foi aberto na manhã desta quinta-feira (08), em Vitória, com a participação do governador Renato Casagrande, do secretário estadual de Cultura José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, e representantes das 27 unidades federativas do País.
Esta é a última reunião anual do Fórum, e está sendo realizada, até esta sexta-feira (09), no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória.
"Vivemos em um Estado bem posicionado geograficamente e que concentra características de outras partes da nação. Carregamos estas influências culturais de diversos Estados, mas temos a nossa cultura também, muito bem preservada. Somos ponto de encontro do Brasil, como disse Rubem Braga. Ao mesmo tempo, esta nossa diversidade é a nossa identidade", afirmou o governador.
Segundo Renato Casagrande, a realização do encontro de secretários no Espírito Santo servirá para atender às propostas de debate e, ainda, para apresentar as nossas potencialidades aos demais representantes da cultura nacional. "Queremos mostrar nossas belezas, nossa cultura. Temos a preservação de monumentos importantes, realizamos eventos de grande porte e de âmbito internacional, e precisamos mostrar esta realidade ao resto do País. Ao mesmo tempo, entendemos que a cultura, acima de tudo, deve ser instrumento de inclusão, de proteção social, para gerar oportunidades a quem mais necessita e esta experiência positiva também merece ser conhecida por todos", concluiu.
O secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, ressaltou em seu discurso que o "Fórum trará grandes temas da cultura, discutidos no País, para debate aqui no Espírito Santo. Nestes dois dias de encontro serão discutidas propostas de extrema importância para o setor".
A presidente do Fórum de Secretários, Eloísa Galdino, disse que "fechar esse ciclo no Espírito Santo é uma maneira de celebrar as conquistas culturais alcançadas em 2011". Ela conta que além dos temas "Pontos de Cultura" e "Economia Criativa", outro assunto importante será discutido no encontro: a aprovação do caderno de metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). "Essas metas irão definir as políticas culturais para os próximos dez anos", ressaltou.
O secretário de Estado de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira da Silva diz que "esse momento encerra um ano de conquistas. Vamos consolidar no Espírito Santo esse espírito do Fórum, que é de interlocução relevante entre o Ministério da Cultura e os governos estaduais.
Primeiro dia
Um dos destaques do primeiro dia de reunião é a apresentação do "Plano de Economia Criativa", feita por Luciana Guilherme, diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa (SEC), do MinC. Marcos André, coordenador de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, falará logo em seguida sobre a criação do Plano Estadual de Economia Criativa, e da Incubadora Rio Criativo. Incubadoras são ambientes de trabalho planejados para apoiar empreendimentos com grande potencial inovador.
Já está no Espírito Santo o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (Minc), e também secretário-geral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), João Roberto Peixe. Nesta sexta-feira (09), ele fará a apresentação do desenho final do projeto de apoio aos Estados na elaboração dos seus planos estaduais.
Participarão desse debate a coordenadora-geral de Estratégias e Gestão de Ações do MinC, Ângela Andrade e Eloise Livramento, coordenadora do Grupo de Pesquisa do Observatório da Realidade Organizacional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalho de investigação e participação no âmbito dos estudos organizacionais, com ênfase no campo da cultura.
No encerramento do Fórum haverá uma apresentação do projeto "Promoção Internacional da Música Brasileira", de Michel Nicolau Netto, que é mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e doutorando em Sociologia na mesma universidade, com estágio em doutorado-sanduíche na Humboldt Universität zu Berlin. Entre 2003 e 2005 foi gerente do Instituto Pensarte e da Brasil Música e Artes (BM&A) - entidade responsável pela exportação da música brasileira.
Histórico
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura foi instituído em 12 de novembro de 1983. É uma entidade civil sem fins lucrativos, com função consultiva e opinativa sobre a política nacional e regional da cultura brasileira. O Fórum tem por finalidade possibilitar a participação e atuação dos Estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, e ainda propor mecanismos visando fortalecer os processos do desenvolvimento cultural do País, além de assegurar o intercâmbio artístico e cultural entre os Estados.
Programação
Quinta-feira (08)
- 10h30 - abertura da reunião
- 11 horas - Discussão sobre:
Cultura Viva
Pontos de Cultura e inserção do programa de circulação de agentes e bens culturais dentro da implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC)
- 14 horas - Apresentação do Plano de Economia Criativa
Participação: Luciana Guilherme, Diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa (SEC)/Minc; e Marcos André - Coordenador do Rio Criativo
Sexta-feira (09)
- 08h30 - Abertura da reunião
- 09 horas - Apresentação do desenho final do projeto de apoio aos Estados na elaboração dos seus planos estaduais.
Participação de Roberto Peixe, Secretário de Articulação Institucional do MinC
Ângela Andrade - Coordenadora MinC; e Eloise Livramento - Coordenadora do Grupo de Pesquisa do Observatório da Realidade Organizacional na UFSC
- 12h - Apresentação do Sr. Michel Nicolau Netto sobre o projeto de Promoção Internacional da Música Brasileira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636-7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br