12/09/2011 08h27 - Atualizado em
05/01/2017 15h44
Festival de Música de Botequim do Morro dos Alagoanos começa nesta quinta (15)
O clima de boemia contagiará Vitória durante três dias: entre quinta (15) e sábado (17) - na 15° edição do Festival de Música de Botequim (Femusquim). O evento celebrado no Morro dos Alagoanos é idealizado pelo produtor cultural Raimundo de Oliveira, e tem patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Desta vez o Femusquim homenageia os 100 anos de Nelson Cavaquinho e resgata os áureos tempos das músicas de botequim, que marcaram as primeiras décadas do século passado.
A programação é toda gratuita, e acontecerá sempre a partir das 19h30. O público irá conferir uma riqueza de estilos musicais, compositores e cantores da nata musical brasileira, que revelará novos talentos e permitirá o intercâmbio entre a população dos Alagoanos e outras comunidades. Desde o início do projeto, em 1997, o Femusquim procura também gerar mercado de trabalho na área.
Artistas
Sucesso nos anos anteriores, o "Festival de Música de Botequim", tem uma seleção de participações já tradicionais no evento, que inclui artistas do Estado e do Brasil, são eles: "Quem não chora não mama", "Velha Guarda de Jucutuquara", "Rogerinho do Cavaco", "Noca da Portela", "Fabiano Mayer e Quinteto de Violões", "Monarco", "Velha Guarda da Portela", "Grupo de Choro Carne de Gato", "Dennise Pontes", "Velha Guarda do Samba Capixaba", "Samba Sim; Violência Não", "Sociedade Livre do Samba", "Mara Veloso" e "Marquinho Sathan".
Na quinta-feira (15), a abertura do Festival ficará por conta do grupo "Quem não chora não mama", às 19h30min. Às 21 horas, será a vez do "Grupo Argumento". Depois, às 22h30min, Mara Veloso fará uma apresentação. O fechamento da noite de estreia ficará por conta de Rogerinho do Cavaco e participação de "Noca da Portela". Haverá ainda participação especial do "Grupo Vip".
No segundo dia do evento, sexta-feira (16), o Festival começará com o "Grupo de Choro Jovem da Fames", às 19h30min. Às 20h30min, o grupo "Samba Sim; Violência Não", fará a festa. Em seguida, às 22 horas, o capixaba Fabiano Mayer se apresenta com seu quinteto de violões. Às 23h30min, será a vez do grupo "Monarco da Portela". Fechando a noite, haverá um show com Vera da Matta, à 01h15min. A participação especial será do "Regional da Nair".
O último dia do festival, no sábado (17), iniciará às 19h30min, com o "Grupo de Choro Carne de Gato". Às 21 horas, a tradicional "Velha Guarda do Samba Capixaba" se apresentará. Depois, às 22h30min, será a vez de Dennise Pontes, seguido do "Grupo Ilha". O encerramento da 15° edição do Femusquim, será feito pelo grupo "Sambachoro.Som". O evento programou quatro participações especiais para o último dia de evento. São eles: "Sociedade Livre do Samba"; "Cia de Dança do Roberto Cigano"; Denise Marchetti; e coreógrafo GODÔ.
Morro dos Alagoanos
Segundo a história, o Morro dos Alagoanos começou por volta de 1925, quando o Governo do Estado estava prestes a montar a Ponte Florentino Avidos, porém, não havia mão de obra. Nessa época, centenas de nordestinos migraram para a região em busca de emprego. Após a conclusão da obra, muitos deles se instalaram em um morro em frente à atual rodoviária. Derrubaram árvores e iniciaram a construção das casas, que de acordo com a história, os primeiros moradores eram Alagoanos.
Assim, sempre que se referenciava aos primeiros desbravadores, falavam em referência ao Morro dos Alagoanos. Desta forma, o bairro se estabeleceu mantendo essa identidade, "Morro dos Alagoanos".
Serviço
Programação
Quinta-feira (15)
19h30min - "Quem não chora não mama"
21 horas - "Grupo Argumento"
22h30min - Mara Veloso
00h00min - Rogerinho do Cavaco e participação de "Noca da Portela"
Participação especial - "Grupo Vip"
Sexta-feira (16)
19h30min - "Grupo de Choro Jovem da Fames"
20h30min - "Samba Sim; Violência Não"
22 horas - "Fabiano Mayer e Quinteto de Violões"
23h30min - "Monarco da Portela"
01h15min - Vera da Matta
Participação especial - "Regional da Nair"
Sábado (17)
19h30min - "Grupo de Choro Carne de Gato"
21 horas - "Velha Guarda do Sampa Capixaba"
22h30min - Dennise Pontes
00h00min - "Grupo Ilha" e participação de Marquinho Sathan
Participações especiais
"Sociedade Livre do Samba", "Cia de Dança do Roberto Cigano", Denise Marchetti, e coreógrafo GODÔ.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Letticia Müller - estagiária
3636 7110/ 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br