31/03/2014 11h58 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Exposição "Rubem Braga: O fazendeiro do ar" chega ao Rio de Janeiro

A partir de 12 de abril de 2014 para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição interativa "Rubem Braga - O Fazendeiro do Ar", no Galpão das Arte - Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que mostra o universo criativo do escritor nascido em 1913, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, e falecido em 1990,  no  Rio, cidade  que  escolheu  para  viver. Dividida nos módulos "Capital Secreta do Mundo",  "Retratos", "Guerra", "Redação", "Cobertura", "Passarinho", a exposição reúne de maneira  lúdica  textos,  documentos, correspondências, desenhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos  em vídeos e publicações, para que o público - em especial as novas gerações - possa mergulhar  no  universo deste grande escritor, que elevou a crônica à potência máxima na literatura. A Exposição tem a realização do Ministério da Cultura, Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), BNDES e parceria do Instituto Sincades. 

Uma exposição sobre o centenário de Rubem Braga inevitavelmente traz em suas entrelinhas uma ode ao prazer de ler. Ele escreve simples, com a adorável técnica de todo cronista, que se baseia na técnica da "palavra puxa palavra". A sensação é de que não estamos lendo o texto de um dos maiores escritores da língua portuguesa, mas participando de um bate-papo gostoso. Alguém que está contando uma história sem pretensão, de um acontecimento banal que viu ontem ou de uma memória de infância que marcou muito, e ele quer dividir aquilo, sem pompa, com os amigos.

A crônica, um gênero cultuado no mundo inteiro com diversos nomes e pegadas, tem um jeito todo especial no Brasil. Ela tem humor, é íntima, confessional. O autor está quase sempre na primeira pessoa e parte do próprio umbigo, como aquele outro escritor que partia do riacho de sua aldeia, para torná-lo uma experiência comum a todos os que estão neste planeta. Rubem Braga desenvolveu como ninguém o prazer deste texto envolvente, quase uma conversa de botequim, sempre despretensiosa, mas rica de sentimento e olhar sobre o mundo.

Nesta exposição, louva-se sua obra através de módulos que sintetizam sua experiência de vida - a infância feliz, o trabalho nas redações dos jornais, a missão como correspondente de guerra nos campos da Itália, os passarinhos, as mulheres, e a cobertura do bairro carioca de Ipanema, onde reproduziu, cercado de prédios por todos os lados, o inesquecível quintal de sua delicada infância na Cachoeiro de Itapemirim natal.

GALPÃO DAS ARTES ESPAÇO TOM JOBIM
Visitação: 13 de abril a 15 de junho de 2014
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botâncio, Rio de Janeiro - RJ.
Tel.: (21) 2274 7012
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h.
Ingressos: Entrada franca.

AGENDAMENTO DE ESCOLAS
Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico
Tel.: (21) 2274 7012
Email: espacotomjobim@gmail.com

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
CW&A Comunicação
Claudia Noronha claudia@cwea.com.br
Marcos Noronha marcos@cwea.com.br
Beatriz Caillaux beatriz@cwea.com.br
Tel.: (21) 2286 7926 / (21) 3285 8687

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard