25/04/2014 10h40 - Atualizado em 05/01/2017 14h49

Exposição "Meu país tropical: Heidi Liebermann" entra em cartaz no MAES

 24/05/2014

Mais de 100 pessoas, entre artistas, autoridades e público em geral prestigiaram a abertura da exposição "Meu país tropical: Heidi Liebermann", realizada nessa quinta (24), no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes). A mostra segue até o dia 13 de julho e integra as comemorações do ano Brasil-Alemanha.
 
Heidi Liebermann, pintora alemã radicada há 40 anos no Espírito Santo, estava radiante. Suas obras receberam inúmeros elogios. Recortando e alinhavando suas impressões e vivências no Brasil desde a década de 70, a artista revela em sua pintura um panorama de cores vibrantes, repleta de referências e identificações com o que pode ser nosso país tropical. "Minha proposta foi reinterpretar usando cores e expressões o cotidiano do brasileiro", disse.
 
O fotógrafo capixaba Bruno Zorzal também estava presente no vernissage. São dele as 15 fotografias coloridas que integram a mostra "A Terra Quieta a Terra Inquieta". As imagens foram feitas entre 2011 e 2013 no Espírito Santo, no interior do Rio Grande do Sul e agreste de Pernambuco, buscando a sua concepção de meu país tropical a partir de suas memórias afetivas.
 
O subsecretário de Estado da Cultura, Joelson Fernandes, o Cônsul Honorário da Alemanha, Joernhinrich Duus, acompanhado da esposa Zélia e artistas como Orlando Bonfim Netto estiveram no evento.

Programa Educativo

Além da exposição, o museu oferece ao público um Programa Educativo. São capacitações gratuitas voltadas para educadores e professores. Confira a programação:
 
No dia 26 de abril, às 15 horas, os artistas Heidi Liebermann e Bruno Zorzal estarão no auditório do Maes para um bate-papo com o público sobre seus trabalhos e processos de criação.
 
Em junho, no dia 21, às 15 horas, será a vez dos curadores Lobo Pasolini e Elza Filqueiras conversarem sobre o recorte curatorial da mostra.
 
Para professores e arte educadores, nos dias 08 e 10 de maio, a partir das 9 horas, será realizada a Formação de Educadores, com a artista e educadora Carla Borba e o educador Renan Andrade, visando uma interlocução entre as exposições e o ensino da arte na escola e no museu. Essa é uma oportunidade de conferir o Material Educativo, formulado especificamente para educadores e interessados no conteúdo das exposições.
 
Uma oportunidade para famílias aos finais de semana será a Oficina Jeitinho brasileiro, com o Coletivo Maruí. A proposta seguirá o conceito de gambiarra e será enfatizado o uso da técnica da colagem no processo criativo. Os participantes serão convidados a desenvolverem, coletivamente, trabalhos a partir da exposição e da ideia de brasilidade. As oficinas serão aos sábados, das 13 às 17 horas, nos dias 10, 24 e 31 de maio, 07, 14 e 28 de junho, 05 e 12 de julho.
 
Para uma conversa sobre a exposição, o Educativo do museu mobiliza uma equipe de mediadores que vão estar disponíveis para o atendimento do público de terça-feira a sábado. Aos sábados, o museu oferece agendamento para grupos de surdos, com mediação em Libras, numa parceria com o Centro de Educação da Ufes. Para agendar uma visita, basta acessar o blog do Maes, museudeartes.wordpress.com/agendamento.
 
Serviço:

Exposição "Meu país tropical: Heidi Liebermann"
Abertura: 24 de abril, 19 horas
Visitação: até 13 de julho. Terça a sexta-feira: das 10 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas.
Agendamento de grupos por meio do endereço eletrônico: museudeartes.wordpress.com/agendamento
 
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim/ Erika Piskac/ Márcia Almeida
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao.secult.es@gmail.com
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard