09/05/2012 12h30 - Atualizado em
05/01/2017 14h27
Exposição do artista Piatan Lube está em cartaz na Galeria de Arte Casarão
A terceira edição do programa "Mas, que arte cabe numa cidade?", programa de residência artística e intervenção urbana da Prefeitura de Viana em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Viana (Semcet), inaugurou na última terça (08) a exposição "Renascente" do artista Piatan Lube, na Galeria de Arte Casarão, em Viana. A exposição ficará em cartaz até o dia 08 de julho, com visitas monitoradas de terça à sexta, das 10 às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h. A entrada é gratuita.
Piatan Lube, é o vencedor do edital nº11 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Morador da zona rural de Piapitangui, em Viana, e definiu "Entre a Saudade e a Guerrilha" como o tema do trabalho que desenvolveu. Nesta 3ª edição, o artista plástico irá discutir questões relacionadas aos aspectos do cotidiano e da paisagem do município, abordando as relações existentes entre Arte, Meio Ambiente e Geografia.
A pergunta "O que te faz renascente?" é o grande eixo de discussão entre os grupos visitantes, uma questão que parte de uma ação coletiva para uma reflexão pessoal e subjetiva. Em quatro intervenções, o artista convida o visitante a relacionar a condição cíclica da água, com o ciclo da vida diária, das relações humanas e o nosso movimento constante de recomeçar.
Por isso, na sala principal da Galeria Casarão, o visitante vai se deparar com uma cisterna de uma das nascentes abandonadas e reativada durante a residência com a comunidade do entorno. Na segunda sala, foram disponibilizados seis vídeos explicativos sobre todo o processo da residência.
No segundo piso, a sala foi pintada de branco e vai contar apenas com uma mesa central com os materiais a serem manipulados pelos visitantes. Será colocado a disposição, em uma grande mesa central com a frase " o que te faz renascente?" ,cinco mil Post It de tamanhos e formas diferentes para que os visitantes possam deixar suas ideias e opiniões sobre o tema.
Nas portas da fachada da Galeria, o visitante vai encontrar imagens de quatro fontes iluminadas que o levam a quatro tipos de nascentes. A comunidade do entorno dessas nascentes plantaram quatro mil mudas de árvores nativas em extinção no entorno dessas fontes.
O projeto de residência artística possibilita que o artista conviva com os moradores do município de Viana e, a partir dessa convivência, extraia os elementos que serão a matéria prima de sua intervenção, obra e criatividade artística.
Para alcançar tal objetivo, a Semcet implantou um anexo na Galeria de Arte Casarão. O espaço foi totalmente reformado e mobiliado para oferecer a estrutura necessária para os residentes: segurança 24 horas e câmeras de vigilância, quarto, sala de convivência, pequena biblioteca, cozinha e uma grande sala no último andar da galeria para a produção e armazenamento de trabalhos.
Edições
A proposta de investigar e operar as memórias individual e coletiva dos moradores da cidade de Viana, teve início com o artista plástico José Rufino, em 2010, que explorou o tema "Arte e Patrimônio". Ele foi o 1º convidado a visitar e residir no município e observar os moradores. Ao fim desta vivencia, foi lançada a exposição "Silentio", na Galeria de Arte Contemporânea Casarão.
Em 2011, foi a vez da artista plástica Josely Carvalho que se aprofundou no tema "Que cheiros guardam memórias de uma cidade?". Ao final da vivencia foi lançada a exposição "URU-KU as disciplinas esquecidas". Paulistana que vive entre Nova York e Rio de Janeiro, Josely fez de Viana seu ateliê, estreitou o diálogo entre a comunidade de Araçatiba, os jovens do Bairro Marcílio de Noronha e a Arte.
O programa "Mas, que arte cabe numa cidade?" consolida-se como uma referência internacional na modalidade de residência artística e intervenção urbana. Foi escolhido, em um conjunto de 10 (dez), para representar este continente no fórum internacional dos melhores projetos mundiais de arte pública de Shangai, a ser realizado em maio de 2012.
Serviço
Exposição "Renascente" - Piatan Lube
Programa de residência artística - "Mas, que arte cabe numa cidade?"
Período: 08 de maio à 08 de julho
Horário e dias de funcionamento: De terça a sexta-feira - de 10 às 18 horas; Sábado, domingo e feriados - de 12 às 18 horas.
Local: Galeria de Arte Casarão, Viana.
Entrada gratuita
Mais informações e agendamento de visitas monitoradas pelos telefones: (27) 3255 - 1196 / (27) 3255 - 1346
Realização
Prefeitura Municipal de Viana
Patrocínio
Secretaria da Cultura
Instituto Sincades
Curadoria
Do programa: Neusa Mendes
Da exposição: Julio Tigre
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim
3636 7110
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br