08/08/2012 10h08 - Atualizado em 05/01/2017 14h38

Espírito Santo sediará Fórum Internacional de Criatividade e Inovação

O Espírito Santo será o próximo destino do Fórum Internacional de Criatividade e Inovação. A escolha do Estado como sede da 12ª edição, que deverá ser realizada em setembro de 2013, foi anunciada durante o evento que, este ano, ocorreu em Aracaju (SE) entre os dias 01 e 03 de agosto e contou com uma palestra do secretário de Desenvolvimento capixaba, Márcio Félix.

O objetivo do fórum, realizado há 11 anos, é disseminar o pensamento criativo, integrando diversas áreas do conhecimento que trabalham com criatividade e inovação.

Félix participou do painel "Economia criativa: impacto no desenvolvimento de comunidades, cidades, geração de renda e inclusão social". Em sua apresentação, o secretário traçou um paralelo entre os estados de Sergipe e Espírito Santo, buscando identificar os desafios e os pontos fortes comuns, de forma a revelar oportunidades. "Nossos estados são pequenos e ficam entre gigantes, mas contam com atividades similares, como a presença de empresas como a Vale e a Petrobras. Certamente há sinergias que podemos trabalhar e transformar em oportunidades para ampliar as fronteiras do desenvolvimento, destacou".

Também participaram do painel o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe, Saumíneo Nascimento; e a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, que apresentou conceitos e revelou o funcionamento de sua pasta no ministério. "Economia criativa é aquela que se relaciona aos bens e serviços que bebem na criatividade e diversidade. Trabalhamos com quatro princípios que são inovação, diversidade, inclusão social e sustentabilidade. Temos muitos desafios nessa área, como questões de metodologia e levantamento de dados, então, um espaço como esse fórum é fundamental. Acreditamos que a cultura é um grande agente de desenvolvimento local e regional", destacou.

De acordo com o presidente da Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana, organizador do evento, a intenção do fórum é passar conceitos de forma aplicada. "Dividimos o evento em quatro eixos temáticos que são criatividade e inovação; liderança criativa; economia criativa e temas correlatos, para englobar uma gama maior de assuntos e permitir maior participação das pessoas".

A edição sergipana contou com cerca de 730 inscritos e representantes de 14 estados brasileiros, além de palestrantes de países como Espanha, Portugal, Canadá, Estados Unidos e Argentina.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação/Sedes