21/11/2012 14h52 - Atualizado em 05/01/2017 14h42

ES participa de Exposição no Congresso Nacional e apresenta mais de 60 peças

Com 60 peças criadas entre os séculos XVII e XX, do acervo ÁfricaBrasil Museu Intercontinental, de São Mateus, o Espírito Santo marcou presença na Exposição Arte Tribal Africana, no Congresso Nacional, em Brasília. A cerimônia foi realizada na noite desta terça-feira (20), dia em que se comemorou a Consciência Negra, e contou com a presença do governador Renato Casagrande. Na ocasião, o Baile de Congo de São Benedito, do município de Conceição da Barra, realizou uma apresentação no Centro Cultural Câmara dos Deputados.

Também participaram da abertura o secretário de Estado da Cultura, Maurício José da Silva, a deputada estadual e presidente da Comissão de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa, Luzia Toledo, o presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, o subsecretário de Estado da Cultura Erlon José Paschoal, além de senadores, deputados federais e outras autoridades.

As obras da mostra Arte Tribal Africana são uma pequena parte das quase cinco mil peças do acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental. Para o governador Renato Casagrande, a exposição é um resgate das manifestações artísticas dos povos africanos e uma forma de valorizar a riqueza e o talento dos seus diversos grupos étnicos. "É um orgulho saber que o maior acervo do Brasil e do mundo, que possui esse tipo de artefato da cultura africana, está no Espírito Santo", disse o Governador.

Colecionadas há 35 anos pelo escritor e também curador da Exposição, o capixaba Maciel de Aguiar, as máscaras e totens representativos da milenar cultura e civilização africana compõem um mosaico representativo da história deste continente que influenciou toda a civilização humana. Poucos séculos atrás, esta mesma civilização foi considerada bárbara e passível de escravidão, fato que se consumou por dezenas de anos.

A exposição representa o reconhecimento do Brasil para com a mãe África e sua importância na concepção da arte moderna no mundo. Também facilita uma melhor compreensão da contribuição do povo negro para a constituição da civilização brasileira. Nas terras africanas, durante séculos, a arte tribal teve um papel importante na identificação das etnias e de suas regiões, caracterizando- se como um legado de grande importância cultural. Foi produzida uma grande variedade de estilos e concepções que remontam aos primórdios da História.

A Exposição Arte Tribal Africana é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), por meio do Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo, do Centro Cultural Câmara dos Deputados Zumbi dos Palmares, e do Instituto ÁfricaBrasil. São apoiadores dessa ação o Insitituto Sincades, o Sindilegis e o Sesc.

Serviço
"Exposição Arte Tribal Africana - acervo do ÁfricaBrasil Museu Intercontinental"

- Visitação
Até 16 de dezembro de 2012