23/09/2013 14h37 - Atualizado em 05/01/2017 14h44

Encontro Nacional de Folias de Reis deixou Muqui mais colorida

A cidade de Muqui amanheceu mais colorida no último sábado (21). Já às cinco horas da manhã, os primeiros grupos de diversos cantos do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais começaram a chegar para participar do 63º Encontro Nacional de Folias de Reis, considerado pelos historiadores o mais antigo e maior encontro de folias no Brasil.

Por diversas partes das ruas de Muqui, viam-se grupos espalhados, afinando os instrumentos, ensaiando os acordes e aquecendo a voz. Não apenas as cores das indumentárias e dos enfeites distinguiam cada folia, como também a maneira de tocar suas canções, misturando os sons de violas e sanfonas a batidas de ritmos como o congo e o samba.

O povo saiu de casa para apreciar a beleza desse espetáculo da cultura popular, que há mais de 60 anos movimenta a cidade, atraindo turistas capixabas e de outros estados brasileiros, fazendo do encontro uma das marcas da identidade do povo capixaba.

Diversas autoridades estiveram presentes para a abertura oficial do evento, que aconteceu no final da manhã de sábado, na quadra de esportes da Escola Marcondes de Souza. Entre elas, o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, e o prefeito de Muqui, Aluísio Filgueiras. Na ocasião, o governador cumprimentou os 70 grupos de folias de reis presentes e falou da importância do evento para a cultura do Estado.

"Esta é uma festa linda e maravilhosa, que a gente não vê em outros lugares. Como é uma das festas mais importantes do nosso Estado, nós temos que preservar esse folclore, assim como todas as manifestações que vêm da nossa sociedade. É uma beleza que vocês trazem com a riqueza de suas composições. Queremos tornar este Estado conhecido em todo o cenário nacional e isso só é possível preservando nossa identidade cultural. O folclore é o que temos de melhor para projetar o Espírito Santo", afirmou Renato Casagrande, ressaltando que a cultura, em especial o folclore, é um importante mecanismo de inclusão social e combate à violência.

Políticas culturais

A ocasião foi oportuna também para se debaterem políticas culturais para o Espírito Santo. No Teatro Municipal Neném Paiva, por exemplo, aconteceu no início da tarde a tradicional reunião entre os mestres das folias e as autoridades para se discutir o potencial turístico e folclórico de Muqui, bem como as ações para ampliar o fomento da cultura popular e o acesso a esse importante patrimônio imaterial - sobretudo o apoio financeiro das instituições públicas para que essas tradições sejam preservadas e levadas para todas as cidades capixabas.

Além disso, a Prefeitura de Muqui e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) já começaram a dialogar e planejar o encontro de folias de reis para o próximo ano, definindo possíveis rumos e estratégias para ampliar ainda mais o potencial turístico e cultural da festa, que também beneficia a economia do município.

Por volta das 15 horas, a cidade inteira parou para assistir ao desfile das folias pelo núcleo do sítio histórico de Muqui. Todos os 70 grupos marcharam pelas ruas entoando suas canções de cunho religioso, a caminho da Igreja Matriz São João Batista, onde receberam a benção no final da tarde.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo