25/10/2010 11h51 - Atualizado em 05/01/2017 15h37

Documentário de Vargem Alta vence Mostra Capixaba de Audiovisual Rural em Castelo

"No tempo da Nonna", documentário produzido em Vargem Alta, foi consagrado campeão da Mostra Capixaba de Audiovisual Rural. Produzido por estudantes de escolas públicas do município, por meio de oficinas de capacitação gratuitas, o filme ganhou o troféu de "Melhor Filme", concedido pelo júri oficial. Em segunda edição, a versão rural da Mostra foi realizada em Castelo, entre os dias 20 e 23 de outubro.

Os aplausos da noite da premiação, realizada no Centro de Esportes e Eventos Cícero Correa de Lima Filho, o Castelão, também foram para o melhor filme escolhido pelo júri popular - "Sua terra, minha vida!", produzido em Castelo. O troféu de "Melhor Edição" ficou com Afonso Cláudio, que apresentou "Saudade da minha tropa". Já como "Melhor Roteiro", o júri escolheu "Simplicidade", de Itaguaçu.

A mostra competitiva foi dividida em dois módulos. No total, foram exibidos 15 documentários produzidos pelos municípios envolvidos que foram: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Castelo, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Vargem Alta, e Venda Nova do Imigrante.

Mostra Capixaba de Audiovisual (MCA)

Além da Rural, a Mostra Capixaba de Audiovisual (MCA) é composta por outras duas versões: a Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfica; que aconteceu em junho em Pancas; e a Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental, a tradicional Mova Caparaó, realizada em Guaçuí no mês passado. Essas três mostras competitivas envolvem 40 municípios capixabas.

A realização da Mostra ficou a cargo da Secult, das Secretarias de Estado da Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com o Instituto Sincades e o Sebrae-ES. A produção é do Instituto Parceiros do Bem.

A Mostra contou também com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e dos municípios capixabas envolvidos.

Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627