28/06/2010 09h35 - Atualizado em 05/01/2017 15h35

Documentário de Baixo Guandu vence como melhor filme na MCA em Pancas

O documentário "James Johnson", produzido por estudantes de escolas públicas de Baixo Guandu, levou o troféu de melhor filme na versão etnográfica da Mostra Capixaba de Audiovisual, que terminou na noite do último sábado (26), em Pancas. O filme do município que sediou o evento também foi escolhido como o melhor pelo júri popular. O vídeo chamado "Garimpando Histórias", mostrou personagens de Pancas que superaram dificuldades na vida.

O município de Alto Rio Novo ganhou o troféu de melhor edição pelo documentário "Brechó", que retratou o estilo de vida da família Brechó na roça. Já o documentário produzido em Nova Venécia, que contou a história da Fazenda Santa Rita, foi considerado o melhor roteiro da Mostra.

O melhor filme da mostra "James Johnson" mostrou em pouco mais de 11 minutos a relação de um ceramista com a argila. Com a ajuda dos oficineiros Thiago Moulin e Davi Barbieri, 10 jovens de Baixo Guandu participaram da produção do documentário. São eles: Ana Paula de Amorim Lopes, Ana Paula de Oliveira Miranda, Angela Maria Gonçalves Caetano, Joicemara Pereira de Souza Alves, Lean do Nascimento, Maik Douglas Silva de Souza, Marlon Henrique Pissigatti Pereira, Rafael Henrique Ribeiro Teixeira, Rayanne Belz de Araujo e Ruan Barcelos Guez.

O tema de todas as produções foi "Culturas e Identidades Étnicas". Os jovens participaram ativamente de todas as fases de execução do documentário. Tiveram contato com equipamentos como câmeras, tripés, lentes, microfones, gravadores de som, e também acompanharam a edição. Dessa maneira, puderam apontar, reconhecer e valorizar as identidades regionais, promovendo a preservação da cultura e tradição dos municípios envolvidos.

Público

Durante quatro dias, mais de cinco mil pessoas passaram pelo Ginásio de Esportes da cidade onde foi instalada a estrutura da primeira edição da Mostra. A movimentação era intensa, tanto na mostra dos filmes, quanto nos debates, oficinas e apresentações culturais oferecidas.

Não só a cidade de Pancas participou do evento. Os 260 jovens dos 13 municípios envolvidos com as produções fizeram questão de estar presentes. Para tanto, lotaram ônibus que partiram de Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.

Na noite de premiação, a secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos, agradeceu o empenho dos 13 municípios participantes, principalmente Pancas, que acreditou na iniciativa e acolheu a Mostra de braços abertos. Ela lembrou que "essa ação de valorização do audiovisual capixaba começou no Caparaó há sete anos, com a Mova Caparaó. Depois, estendemos a iniciativa para a região Central Serrana com a Mostra Rural. E, agora, chegamos aqui no Noroeste. Já são 40 municípios envolvidos. A ideia é avançar para todo o Estado", disse.

Ação do Programa Rede Cultura Jovem

Além da Etnográfica, a Mostra Capixaba de Audiovisual (MCA) é composta por outras duas versões: a Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental (a tradicional Mova Caparaó), que entrará em sua sétima edição neste ano, e será sediada em Guaçuí; e a Mostra Capixaba de Audiovisual Rural, que em seu segundo ano seguirá para Castelo. Essas três mostras competitivas vão envolver 40 municípios do Estado, em uma grande ação presencial conduzida pelo Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ)

O PRCJ visa a identificar, dar visibilidade, potencializar e tornar acessível a produção artístico-cultural das juventudes capixabas. Foi constituído pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Sincades, e é executado pela ONG Universidade para Todos.

A realização das Mostras está a cargo da Secult, da Secretaria de Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com o Instituto Sincades e o Sebrae-ES. A produção é do Instituto Parceiros do Bem.

A Mostra conta também com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (FETAES) e dos municípios capixabas envolvidos.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação/Secult