19/05/2014 14h38 - Atualizado em 05/01/2017 14h52

Delegação do ES participa do Teia Nacional da Diversidade 2014


Entre os dias 19 e 24 de maio, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, celebra a cultura brasileira com a realização da TEIA Nacional da Diversidade 2014. Formada por uma maratona de discussões, fóruns, atividades culturais, Mostra artística e a tradicional Feira de Economia Solidária, a edição da Teia conta com a participação das várias Redes do Programa Cultura Viva e das ações transversais a esse programa. O encontro promete fortalecer o exercício dos direitos culturais e o diálogo entre a sociedade civil e o poder público.

A Teia é o encontro dos Pontos de Cultura do Cultura Viva e das representações da diversidade que integram o Brasil Plural. O encontro vai inaugurar um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, formação e reflexão de grupos, coletivos, comunidades e iniciativas que integram os programas Cultura Viva e Brasil Plural. 

A ação é promovida pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão  Nacional dos Pontos de Cultura. 

Abertura
O primeiro dia do encontro começou com uma empolgante Roda de Encantamento com Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional. Em seguida, foi aberto o IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, em conjunto com o Fórum das Gestoras e dos Gestores Estaduais e Municipais do Programa Cultura Viva e Encontro Nacional de Pontos Indígenas, onde reuniu ponteiros de todo o Brasil. A delegação do Estado do Espírito Santo é composta com 26 representantes dos Pontos de Cultura Capixabas.

Mostra Artística 
Com a proposta para a diversão e entretenimento, a Mostra Artística promete um painel nunca visto de nossa diversidade cultural articulada em um mesmo encontro. A abordagem multicultural permite atender todos os gostos, e também revelar grandes descobertas.
A seleção de artistas, feita por meio de seleção pública, conta com dois grupos culturais do Espírito Santo, o Grupo de Teatro Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, apresentando o espetáculo "Bumba meu Boi" e o Grupo de Dança Pomerana Fritzdanz, de Santa Maria de Jetibá, que integram a programação promovendo um intercâmbio de experiências culturais no Nordeste do País. 

Feira da Economia Solidária
Um espaço para comercialização de peças de confecção, artesanato, alimentos e outros artigos. Essa é a proposta da Feira da Economia Solidária e Criativa que ficará instalada na Tenda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Serão 21 estandes representativos de estados do Brasil, além de espaços para a matriz africana e os povos indígenas. 

A feira funciona como escoamento dos produtos feitos no âmbito do segmento cultural, que vai muito além do artesanato. Com uma produção rica e articuladora, a ideia é conseguir renda a partir da cultura e tornar os projetos autossustentáveis. 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard