15/06/2013 07h17 - Atualizado em 05/01/2017 14h43

Cultura Capixaba perde Beatriz Abaurre

15/06/2013


 A arte e a cultura capixaba amanheceram mais tristes com a notícia da morte da musicista e escritora Beatriz Abaurre. Nascida em 1937 em Londrina, Paraná, ela se radicou ainda jovem no Espírito Santo. Estudou no Conservatório Brasileiro de Música e se pós-graduou na Academia Lorenzo Fernandez, ambas no Rio de Janeiro. Beatriz foi instrumentista (piano, violino e viola) e professora da Escola de Música do Espírito Santo. 

Nos anos 70 foi diretora-presidente da Fundação Cultural do Espírito Santo (embrião da Secult). Sua gestão implantou uma política cultural dinâmica, comprovada por sua folha de serviços prestados, com destaque para uma das reformas do Theatro Carlos Gomes, a criação e implantação da Galeria Homero Massena, a edição da Revista Cuca - Cultura Capixaba, que marcou época no meio artístico do Espírito Santo, e a doação do terreno na Praia do Suá que viria abrigar a Biblioteca Pública do Espírito Santo.

Beatriz Abaurre também foi conselheira titular (e eventual presidente) do Conselho Estadual de Cultura em diversas gestões, onde protagonizou corajosos confrontos em defesa de políticas de tombamento de bens naturais e históricos. 

Problemas de saúde inviabilizaram a continuidade da sua atuação como instrumentista na Orquestra Sinfônica. Mas a busca pela expressão artística falou mais alto e, na literatura, Beatriz encontrou novos caminhos. Publicou uma série de livros infantis com temática musical, entre eles "Joaquim e seu flautim" e "A revolução das violas". 

Sempre inquieta, ela retornou ao meio universitário em estudos superiores na área de Letras, quando produziu destacados trabalhos acadêmicos. 

Hoje, o Espírito Santo desperta menos musical, menos poético e com uma grande lacuna com a perda desta grande artista e gestora cultural. Em nome do Governo do Estado do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Cultura externa aqui seus sentimentos e deseja aos familiares de Beatriz Abaurre a paz e o conforto espiritual necessários nesta hora tão difícil. Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo  

Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard