10/12/2010 13h38 - Atualizado em 05/01/2017 15h38

Crianças e adolescentes lançam curta de animação em homenagem a Niemeyer


Estela, uma estudante de ensino fundamental de Vitória, embarca numa nave do tempo para uma aula diferente. Acompanhada de Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos modernos do mundo, a menina passeia pelas curvas das principais obras do artista. A história resultou na realização do curta-metragem "As Curvas de Niemeyer".

Com roteiro, desenhos, animação e direção de 150 crianças e adolescente de escolas públicas, a obra será lançada hoje, às 21h30, no Ginásio do Álvares Cabral, marcando a noite de encerramento do 17º Vitória Cine Vídeo. A trilha sonora será apresentada ao vivo pela Orquestra Jovem Vale Música e pela Banda de Congo Mirim da Ilha.

O curta-metragem foi produzido a partir de cinco oficinas realizadas entre os meses de maio e setembro, nas escolas "José Áureo Monjardim" (Fradinhos), "Neusa Nunes Gonçalves" (Nova Palestina), "Eliane Rodrigues dos Santos" (Ilha das Caieiras) e "Juscelino Kubitschek de Oliveira" (Maria Ortiz). Os estudantes foram orientados pelas cineastas do Rio de Janeiro, Luelane Corrêa, nas aulas de roteiro, e por Rosaria Ferreira, nas aulas de animação.

Para montar as cenas os estudantes aplicaram técnicas de animação como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).

Roteiro

A inspiração para o desenvolvimento da história foi o arquiteto Oscar Niemeyer, um dos mais reconhecidos profissionais da arquitetura moderna internacional, responsável por criar novas formas de utilização do concreto armado, redesenhando o espaço urbano.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1907, o artista elaborou projetos como os edifícios públicos de Brasília (Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Palácio Alvorada); o Memorial da América Latina; o Museu de Arte Contemporânea e a sede da Organização das Nações Unidas (ONU); entre várias outras obras espalhadas pelo Brasil e pelo Mundo.

A fundação ligada ao arquiteto autorizou o desenvolvimento do filme a partir das informações disponibilizadas no site da instituição (www.fundacaooscarniemeyer.com.br). Na homenagem, os estudantes capixabas percorrem uma linha do tempo para acompanhar o surgimento das principais obras do artista. Além do registro lúdico e visual dos projetos arquitetônicos, o filme conterá pensamentos do arquiteto sobre a vida, as pessoas e o mundo. A partir de uma pesquisa, os alunos reuniram algumas frases célebres de Niemeyer como "A vida é um sopro". Na próxima semana, Niemeyer completará 103 anos.

Saiba mais

Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão e promover o resgate cultural e artístico, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada ano, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: "Mangue e Tal" (2002); "Portinholas" (2003); "Zen ou Não Zen? Eis a questão" (2004); "Vitória pra Mim" (2005); "Albertinho" (2006); "Ele" (2007); "Mestre Vitalino e Nós no Barro" (2008) e "Um Fio de Esperança" (2009).

Vitória Cine Vídeo divulga hoje premiados

Após exibir 84 obras audiovisuais divididas em 26 filmes, 46 vídeos e 12 animações, o 17º Vitória Cine Vídeo divulgará na noite de hoje os premiados desta edição. A cerimônia será realizada depois da apresentação do longa-metragem inédito "Rio Sonata", de Georges Gachot, e do curta-metragem de animação "As Curvas de Niemeyer", realizado por 150 alunos da rede pública de Vitória.

Premiação - Os trabalhos selecionados concorrem a prêmios em dinheiro e ao Troféu Marlin Azul em dezenove categorias: Melhor Filme Ficção, Melhor Filme Documentário, Melhor Filme de Animação, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Produção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Prêmio do Júri Popular Filme, Prêmio do Júri Popular Vídeo, Melhor Vídeo Ficção, Melhor Vídeo Documentário, Melhor Videoclipe, Melhor Videoarte e Prêmio Pesquisa de Linguagem.  As obras são avaliadas por comissões integradas por profissionais com reconhecimento nacional de diferentes áreas do audiovisual.

Prêmios Especiais - Entidades e empresas parceiras do festival também concedem prêmios para filmes e vídeos.  O site Porta Curtas premiará, por meio de votação online, o filme e a animação escolhidos pelos internautas.  Cada ganhador levará o prêmio-aquisição no valor de R$ 750 e sua obra passará a integrar o acervo permanente do site.  O Troféu Jangada é concedido pela Organização Católica Internacional de Cinema e pela Associação Católica Mundial para a Comunicação (OCIC-SIGNIS Brasil) ao filme que mais se destacar pela presença de valores humanos, éticos e espirituais. Este ano, o melhor curta capixaba será premiado pelas empresas Quanta, que entregará R$ 8 mil em equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria, e a Link Digital, que premiará com 04 horas de telecine off ou online.

Festival lança publicações sobre audiovisual

Quem comparecer ao Ginásio do Álvares Cabral na última noite do festival poderá conferir publicações inéditas. Serão lançados os Cadernos Economia Criativa e Estudo da Cadeia Produtiva do Audiovisual, além do Caderno MCA - Mostras Capixabas de Audiovisual 2004-2010.

Cadernos Economia Criativa e Estudo da Cadeia Produtiva do Audiovisual - As publicações apresentam um painel das potencialidades do Espírito Santo, destacando exemplos e oportunidades de empreendimentos culturais com desenvolvimento local e sustentabilidade, além de números e indicadores sobre Economia Criativa e Cadeia Produtiva. As obras foram organizadas pelo Sebrae e Secult/ES, com o apoio do Governo do Estado e do Ministério da Cultura. O lançamento acontecerá na quarta-feira, às 16 horas, no Hotel Ilha do Boi.

Caderno MCA - Mostras Capixabas de Audiovisual 2004-2010 - O Caderno relata a experiência das Mostras Capixabas de Audiovisual, uma iniciativa que utiliza o audiovisual como instrumento de expressão da juventude capixaba.  Direcionadas a jovens de 14 a 24 anos, as atividades buscam difundir a cultura audiovisual pelo interior do Estado, envolvendo 40 municípios das regiões do Caparaó, Central-Serrana e Noroeste. As Mostras se dividem em três áreas: Ambiental - MoVA Caparaó, Rural e Etnográfica. A obra foi produzida pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O lançamento acontecerá na quarta-feira, às 16 horas, no Hotel Ilha do Boi.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Sexta-feira - 10 de dezembro de 2010

Mostra Competitiva de Vídeos - às 12h - Cine Metrópolis - Ufes

7 Voltas (Documentário, 19?54", SP), de Rogério Nunes. Diversas crônicas se entrelaçam numa espiral narrativa, poética e quase onírica, sobre um lugar onde o sinuoso rio Tamanduateí descrevia sete voltas.

Nem Marcha Nem Chouta (Documentário, 8?, BA), de Helvécio Marins Jr. Nem lá nem cá?

Salãozinho (Vídeoarte, 1?20", ES), de Thai Angelo e Francisco Neto. Pequena animação de registro do primeiro salãozinho promovido pelo blog Inventando Moda de Thai Angelo, no Cemuni II.

Último Retrato (Documentário, 9?, RJ), de Abelardo de Carvalho. Um fotógrafo, doze crianças e um único tema.

Tudo Bem? (Ficção, 1?27", ES), de Eduardo Moraes. A hipócrita cordialidade cotidiana numa tentativa de se expressar verdadeiramente, ainda que na ficção.

Áurea (Ficção, 16?, RJ), de Zeca Ferreira. Festa acabada, músicos a pé.

Evollove - Joe*Zee (Vídeoclipe, 4?, ES), de Renan Torres, Marcos Colnago e Thiago Asturiano. Com cores obtidas através da técnica de feedback, junto a elementos gráficos e geométricos que caracterizam a banda, espera-se despertar alguma sensação das pessoas que assistirem o vídeo. A partir de uma viagem psicodélica, trabalhando iconografias referenciadas no visual da banda, nasce o Videoclipe Evollove: que é um mix de cores, técnicas e experimentações. Com muitas horas de trabalho a base café e chá.

All you Need is Love (Ficção, 17?30", SP), de Wagner Depintor. Sérgio (Sérgio Lopes) é um garoto que sozinho anda pelas ruas de uma cidade hostil e ainda desconhecida. Em uma espécie de ritual de iniciação, precisa acertar sua primeira vitima para ganhar o respeito de seus colegas mais velhos (Babú Santana). Localizado o alvo (Alvaro Garutti), Sérgio fica escondido aguardando em meio ao cenário urbano da cidade de São Paulo.

Brincantes (Documentário, 25?17", PR), de Nélio Spréa e Elisandro Dalcin. Quando soa o sinal, as crianças correm pelo pátio da escola em direção ao tempo mais precioso do dia: o recreio. Durante 20 minutos, longe da interferência dos adultos e com autonomia para decidir e protagonizar sua própria diversão, elas expressam sua criatividade e relacionam-se entre grupos em diferentes brincadeiras.

11º Festivalzinho de Cinema - às 14h30 - Cine Metrópolis - Ufes

As Curvas de Niemeyer (Animação, 10?, ES), dos Alunos do Projeto Animação. A menina Estela embarca numa nave do tempo junto com Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos contemporâneos do mundo, para descobrir as principais obras do artista numa aventura de curvas e cores.

Eu Queria ser Um Monstro (Animação, 8?, RJ), de Marão. Cotidiano de uma criança com bronquite.

Como Comer um Elefante (Animação. 5?52", RJ), de Jansen Raveira. A experiência traumatizante de uma aspirante a Miss ao tentar ler O Pequeno Príncipe.

Ernesto no País do Futebol (Ficção, 14?, SP), de André Queiróz e Thaís Bologna. Em ano de Copa do Mundo que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil?

Menina da Chuva (Animação, 6?, RJ), de Rosaria. Bonecas vermelhas para crianças vermelhas, balões azuis para crianças azuis.

Bonequinha do Papai (Animação, 4?36", SP), de Luciana Eguti e Paulo Muppet. Um videoclipe retrô-futurista, em preto e branco, sobre uma bonequinha  andróide e seus amigos tecnológicos. Criado para música "Bonequinha do papai" da banda " Pequeno Cidadão".

O Sete Trouxas (Ficção, 14?, RS), de Marcio Schoenardie. Jair, hoje avô, conta para sua neta suas aventuras na infância e o medo do lendário "Sete Trouxas", e de como com a ajuda de um amigo derrotou o monstro e livrou-se dele.

Mãos de Vento e Olhos de Dentro (Ficção, 13?, RJ), de Susanna Lira. Mãos de Vento e Olhos de Dentro é um filme sobre a amizade entre Lia, uma menina cega e Tico, um menino solitário e cheio de imaginação. Eles adoram brincar de ver desenho em nuvem, e, juntos, iniciam uma jornada de aventura com muita diversão pelo mundo infantil da fantasia

A Ilha (Animação, 9?47", DF), de Alê Camargo. O filme aborda de maneira bem humorada as dificuldades de se viver em uma cidade grande.

Lançamento de cadernos do Sebrae e Secult, às 19h, no Ginásio do Álvares Cabral

Estreia do Longa-Metragem - às 19h30 - no Ginásio do Álvares Cabral

Rio Sonata  (Documentário, 2010), Georges Gachot. Um filme dedicado a Nana Caymmi, uma das mais sofisticadas cantoras do Brasil, e seu importante papel na música brasileira nos últimos 50 anos. Nana Caymmi vem de uma extensa herança musical. É filha do emblemático Dorival Caymmi, ex-mulher de Gilberto Gil, musa de Milton Nascimento, amiga de infância de Nelson Freire e vista como uma das maiores cantoras do Brasil, citada pelo jornalista Roberto Moura como "A cantora entre as cantoras".

Lançamento do Curta-Metragem do Projeto Animação, às 21h - "As Curvas de Niemeyer", com direção dos 150 alunos da rede pública de Vitória. O vídeo terá trilha sonora apresentada ao vivo.

Premiação do 17º Vitória Cine Vídeo, logo após a apresentação do curta-metragem.


Mais Informações:
Marialina Antolini - (27) 8123 8545
Simony Leite - (27) 9721 7395
Elvany Lopes - (27) 9274 1624
Assessoria de Comunicação
Instituto Marlin Azul
(27) 3327 2751
imprensa@imazul.org
www.vitoriacinevideo.com.br


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard