Contação de história: quilombolas do Retiro em pauta
A Comunidade Quilombola do Retiro, em Santa Leopoldina, será destaque na próxima ação cultural do Museu do Colono. É que nos dias 11 e 19, o espaço de arte recebe Mário Raimundo Pereira, o Tio Mário, que vai comandar uma contação de histórias com causos e curiosidades do local.
Tio Mário é Mestre da Banda de Congo Unidos do Retiro, fundada por ele nos anos 1980. Um dos moradores mais antigos da comunidade, ele é considerado um mestre não apenas por causa da banda, mas por sempre acompanhar as ações feitas pela Associação Comunitária Herdeiros do Bem Vindo.
Dentre as curiosidades que o Tio Mário vai levar para o público estão suas memórias sobre os canoeiros do Rio Santa Maria e sobre o escravo Benvindo Pereira dos Anjos, seu bisavô e fundador da Comunidade Quilombola do Retiro. Através das músicas do congo e do som do tambor, levará as pessoas a uma viagem ao passado. A contação de história é voltada para adultos e crianças e a entrada é gratuita.
Sobre a comunidade
A Comunidade Quilombola de Retiro é formada por cerca de 300 descendentes do seu fundador, Benvindo Pereira dos Anjos, e busca manter suas raízes. Visitando o local é possível conhecer a cultura quilombola, através da sua história de luta, seu modo de vida, suas casas de pau-a-pique, os quitungos, a banda de congo, o grupo cultural Quilomblack, o artesanato e ainda poder desfrutar dos quitutes.
Serviço
Contação de história com Tio Mário, Mestre da Banda de Congo Unidos do Retiro
Data: 11 e 19/11, às 14 h
Local: Museu do Colono (Avenida Presidente Vargas, 1501, Centro - Santa Leopoldina)
Informações: (27) 3266-1250
Entrada gratuita