22/07/2009 12h00 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Construção, de Monica Nitz, é a nova exposição da Galeria Homero Massena

A Galeria Homero Massena, em Vitória, receberá nova exposição na próxima terça-feira (21), às 18 horas. O nome da mostra é "Construção", da artista plástica Monica Nitz, selecionada para expor no espaço cultural administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio de edital. A entrada é franca.

O nome da exposição já diz tudo. As obras serão construídas durante o período da mostra, que prossegue até 21 de agosto. Monica quer se sentir em casa, e para isso criará um clima propício para a produção. "Levarei minha mesa; banco; meu som de vinil, pois não trabalho sem música; um suporte para os materiais; um cabideiro; um abajur; cadeira gostosa para visitas; enfim, objetos pessoais do meu ateliê. Um dos objetivos desse trabalho é usar o tempo da exposição como uma residência", contou.

Através dessa experimentação, Monica desenvolverá um estudo de uma nova paleta de cores para seu trabalho, em verde, azul, laranja, cinza e prata. A fotografia entrará como uma ferramenta de registro das camadas e acúmulos registrados no histórico de cada obra, até a sua conclusão. A trajetória de cada criação, registrada nas fotos, será exibida gradualmente como um arquivo preso à parede ao lado de cada trabalho.

Até o clássico texto impresso em plotter ganhará nova roupagem durante o período de "Construção".  As palavras aparecerão aos poucos, contando com a impressão de artistas e amigos convidados. A intenção é criar um dialogo com o trabalho, construindo outras gramáticas e olhares.

Monica dividirá sensações a respeito de seu trabalho no dia 14 de agosto, às 18 horas, quando será realizado um bate-papo com ela e outros artistas que participarão da experiência "Construção". E neste dia ela apresentará também todas as obras prontas. Depois disso, o público ainda terá mais uma semana para conferir a conclusão dos trabalhos.

Monica Nitz

A carreira repleta de experimentações começou em 1999 quando se formou em Comunicação Social, habilitada em Rádio e Comunicação. Logo depois ingressou no curso de Artes Plásticas, concluído em 2007, que possibilitou a exploração de outros meios de expressão, como a gravura, fotografia, escultura, cerâmica, serigrafia e pintura.

Desde 2004 vem produzindo e participando de exposições. Com os parceiros do grupo HnA - molécula multiplicadora de arte, montou a mostra "CEMUNI", no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a premissa de investigar e utilizar os espaços do prédio através de proposições plásticas possíveis. Em "Escala Afetiva - Olhar Sobre o Acervo", na Galeria Espaço Universitário, fez conexões com o trabalho da artista plástica Mara Perpétua.

No ano passado, na Galeria Matias Brotas Arte Contemporânea, participou da coletiva "Nomadismo e Territorialização", operando a partir da perda de lugar da arte contemporânea e de novas perspectivas de territorialização. Encerrou 2008 com um prêmio na categoria Artes Plásticas, que ganhou no Festival Omelete Marginal.

Em sua última exposição "Anagrama", em maio de 2009, na Galeria de Arte Casarão, em Viana, criou geograficamente um diálogo com o espaço expositivo, e o seu entorno. Traços e linhas foram vistos em diversas intervenções, dentro da galeria e pelas ruas da cidade. Monica reforçou uma de suas marcas - a busca pela interatividade. Provocou a participação do público ao criar a obra-jogo chamada "Cabeça-Abstrato".

Serviço

Exposição "Construção", de Monica Nitz

Abertura - terça-feira (21)
Hora - 18 horas
Período - até 21 de agosto
Local - Galeria Homero Massena - Rua Pedro Palácios, nº 99, Cidade Alta.
Visitação: segunda a sexta-feira, entre 10 e 18 horas
Visitas guiadas: 3132 8395

Palestra sobre a exposição
14 de agosto, às 18 horas
Entrada franca

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard