08/11/2010 07h54 - Atualizado em
05/01/2017 15h38
Conselho Estadual de Cultura aprova propostas de tombamento do Sítio Histórico de Itapina e obras de Del Santo
O Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou na tarde desta quinta-feira (04) a proposta de solicitação de tombamento do Sítio Histórico de Itapina, distrito de Colatina - feita pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) - e do acervo de obras do artista plástico colatinense Dionísio Del Santo.
A reunião mensal do CEC foi realizada extraordinariamente na localidade, como forma de comemorar o Dia Nacional da Cultura. Entre os participantes estavam 18 membros do Conselho, a secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos; a superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan), Diva Figueiredo; além do prefeito e do secretário de Cultura de Colatina, Leonardo Deptulsk e Dimas Deptulski, respectivamente.
Para exemplificar a importância da preservação dos imóveis do Itapina, o prefeito relembrou que "Virgínia Tamanini, escreveu alguns capítulos do livro ?Karina? na varanda de uma das casas, que pertencia à família da escritora capixaba". Membros da comunidade também participaram da discussão, como Tania Becalli. Ela disse que "o tombamento é um desejo antigo da população. Queremos deixar a história de Itapina intacta para os nossos netos".
A elaboração da proposta que solicitou o tombamento do Sítio começou em outubro do ano passado, quando a Secult e o parceiro Instituto de Ação Social e Cultural Sincades contrataram uma empresa para realizar a Análise de Proteção do Ambiente Cultural (Apac). A partir desse estudo, ocorreram duas reuniões com a comunidade, a fim de promover uma mobilização em favor da causa.
Com a aprovação do Conselho, ficou definido o tombamento pelo Estado de 82 imóveis, e outros 43 com interesse de preservação, somando 125 edificações. "No próximo passo, os donos dessas edificações históricas serão notificados, e terão um prazo de 15 dias para responder se acatam ou não a decisão", explicou Dayse Lemos, que também é a presidente do CEC.
Itapina
O Sítio Histórico de Itapina é um dos conjuntos urbanos mais significativos do Norte do Estado. Localizado a 30 quilômetros de Colatina, o núcleo desenvolveu-se às margens do Rio Doce, no final do século XIX.
O distrito foi um dos locais que obteve maior destaque na produção de café, na primeira metade do século passado. Preserva um conjunto histórico e arquitetônico com edificações construídas no auge da sua importância econômica, em estilo rococó, colonial brasileiro e art décor.
Dionísio Del Santo
Na segunda etapa da reunião, os conselheiros aprovaram a proposta de tombamento de 80 obras do artista Dionísio Del Santo, que nasceu em Colatina em 1925. A coleção já é de propriedade do Estado, e faz parte do acervo permanente do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes).
O Maes foi batizado com o nome do artista, que morreu em Vitória, em 1999, logo depois de doar suas obras preferidas ao espaço, que seria inaugurado naquele mesmo ano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br