19/09/2019 14h11 - Atualizado em 20/11/2019 10h48

Conheça o Cultura Conecta

O que é ser capixaba? Quais são as nossas potências e singularidades? A cultura conecta as pessoas, os territórios e os saberes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lança esta semana o Programa Cultura Conecta, que integra diversas ações culturais por todo o território capixaba, promovendo formação, intercâmbio e acesso.

Nesta primeira edição, serão 30 projetos coletivos capixabas selecionados a partir de Chamada Pública on-line (de 18/09 a 30/09) com atuação em qualquer linguagem, tendo como horizonte a transformação social e a ampliação de direitos. Os membros dos projetos participarão de uma formação aberta com oficinas, bate-papos, imersões. Eles também circularão, ao final, pelo Estado com a Caravana Cultura Conecta, em parceria com o SESI-ES.

As capixabas Elisa Lucinda e Viviane Mosé são as embaixadoras do programa e realizarão uma série de Laboratórios formativos com os coletivos selecionados e de atividades abertas ao público, tudo transmitido ao vivo para todo Brasil em uma parceria inédita entre a TVE-ES e o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.

Laboratório de Inovação Cidadã, conduzidos pelas embaixadoras e demais convidados do Espírito Santo, e de fora dele, busca com os coletivos participantes identificar os desafios e processos sempre a partir de soluções colaborativas e que explorem o potencial inovador de cada um.

Em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Vila Velha (UVV), serão engajados dezenas de universitários que atuarão de maneira direta, auxiliando e potencializando esses projetos.

Ao final, tudo se integra no aplicativo Cultura Conecta, plataforma interativa georreferenciada em construção, que integrará todas as atividades dos coletivos, entidades, parceiros, bem como equipamentos culturais, pontos turísticos e toda a programação cultural do Espírito Santo.

A expectativa é que o Programa impacte, em quatro anos, 200 projetos coletivos diretamente, e mais de 500 universitários.

Outras parceiras

O programa conta ainda com a parceria internacional da Fundação SM, da Espanha com o programa “Myra – Juntos pela Leitura”, que será um dos eixos do Cultura Conecta. A metodologia promove encontros de leitura, em que um voluntário lê com uma criança, estabelecendo diversos diálogos entre o texto, outros livros e vivências. 


Está prevista para o próximo mês de outubro a Imersão Conecta, desenvolvida em parceria com o fundo de investimento socioambiental Manifesta Capital, que é especializado em negócios sociais e de impacto. Durante três dias, os coletivos passarão por uma maratona de pré-incubação, com o objetivo comum de aperfeiçoar seus projetos e atrair novos parceiros e investidores.

'Imersão Conecta' promove encontro entre projetos de impacto social e investidores

Metodologia de trabalho reuniu grupos em trocas e possíveis parcerias para alavancar negócios.

  Entre os dias 12 e 14 de novembro, uma experiência em forma de maratona de negócios movimentou oito projetos culturais do Espírito Santo. Chamada de ‘Imersão Conecta’, a iniciativa teve como objetivo acelerar projetos de impacto social, decolar ideias e alavancar os negócios. A partir deste encontro, infinitas possibilidades e parcerias podem nascer.

Os três dias de trabalho aconteceram no Epicentro Bandes, no Centro de Vitória, com realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Fundo Manifesta Capital, organização que atua com investimentos regenerativos. Os oito grupos participantes dessa primeira edição do Imersão Conecta contemplam uma enorme diversidade de temas, que passeiam por música, moda, turismo, cinema, grafitti, cultura hip hop e artes visuais.

LEIA MAIS AQUI

Cultura Conecta ao Vivo: estreia traz trajetórias de Priscila Gama e Alemberg Quindins

 O programa foi transmitido ao vivo e contou com mediação de Viviane Mosé.

     A Secretaria da Cultura lançou ontem o programa Cultura Conecta Ao Vivo, com exibição na TVE, nas redes sociais e no Canal Futura. O programa, apresentado num formato bate-papo com mediação da filósofa Viviane Mosé, é um desdobramento dos Laboratórios de Inovação Cidadã, o Lab Conecta.

A primeira edição do Ao Vivo trouxe a estrategista social Priscila Gama e o músico e produtor Alemberg Quindins num debate sobre cultura e ação. Nos 90 minutos de conversa ao vivo, Viviane Mosé pediu que os dois contassem de suas trajetórias, destacando que pessoas comuns podem realizar grandes feitos.

LEIA MAIS AQUI

Secult divulga lista de selecionados para o Lab Conecta

Ao todo, 30 projetos foram escolhidos e vão participar de uma série de oito encontros temáticos com foco nas trocas de experiências.

 A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou, nesta terça-feira (15), a lista de projetos selecionados para o Laboratório de Inovação Cidadã, o Lab Conecta. Ao todo, 30 projetos foram escolhidos e vão participar de uma série de oito encontros temáticos e multidisciplinares com foco nas trocas de experiências. De forma colaborativa, o Laboratório de Inovação Cidadã vai buscar solucionar problemas e desafios de projetos culturais do Estado, além de identificar potenciais inovadores.

LEIA MAIS AQUI

Elisa Lucinda e Viviane Mosé fortalecem troca de experiências no Programa Cultura 

   “Eu sonhei com o momento em que o artista capixaba pudesse se conectar com seu mundo artístico sem ter que sair da sua terra”, pontuou a poeta, cantora e atriz capixaba Elisa Lucinda. Ao lado da poeta, filósofa e psicóloga Viviane Mosé, as duas são embaixadoras do programa Cultura Conecta da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa vai identificar os desafios e processos de coletivos e grupos artísticos locais a partir de soluções colaborativas e intercâmbios de experiências, descobrindo o potencial inovador de cada um. 

LEIA MAIS AQUI

Governo do Estado lança Programa Cultura Conecta

O Governo do Estado lançou, na noite desta quinta-feira (19), o programa Cultura Conecta, que visa promover formação, intercâmbio e acesso à cultura em todo o território capixaba. Em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande assinou o termo de cooperação com os parceiros do programa. O evento contou ainda com a estreia do espetáculo “Capixabas”, estrelado pelas artistas Elisa Lucinda e Viviane Mosé, embaixadoras do programa.

LEIA MAIS AQUI

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard