15/10/2019 11h45 - Atualizado em 15/10/2019 11h48

Secult divulga lista de selecionados para o Lab Conecta

Ao todo, 30 projetos foram escolhidos e vão participar de uma série de oito encontros temáticos com foco nas trocas de experiências.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou, nesta terça-feira (15), a lista de projetos selecionados para o Laboratório de Inovação Cidadã, o Lab Conecta. Ao todo, 30 projetos foram escolhidos e vão participar de uma série de oito encontros temáticos e multidisciplinares com foco nas trocas de experiências. De forma colaborativa, o Laboratório de Inovação Cidadã vai buscar solucionar problemas e desafios de projetos culturais do Estado, além de identificar potenciais inovadores.

A metodologia

Com tecnologias colaborativas, sociais e digitais para alcançar objetivos de impacto cultural e cidadão, a metodologia do Lab Conecta pretende promover articulação e envolvimento entre coletivos culturais, grupos artísticos, artistas individuais, setor público, estudantes universitários e organizações públicas, privadas e não-governamentais – formalizadas ou não – com atuação em todo o território capixaba.

As capixabas Elisa Lucinda e Viviane Mosé serão as embaixadoras dos encontros formativos com os coletivos selecionados. Vai funcionar assim: os projetos dos grupos que foram selecionados (coletivos culturais, grupos, artistas, empresas, setor público e organização) vão participar de formações para identificar os desafios e processos, explorando o potencial inovador de cada um para o bem de todos, potencializando a cultura e criando pontes.

No Lab Conecta os desafios mapeados no processo de inscrição serão trabalhados em uma metodologia aberta, de troca de experiências e tecnologias sociais, com a colaboração da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade de Vila Velha (UVV).

Avaliação

Os critérios avaliativos na seleção dos projetos foram a atuação em qualquer área da produção cultural; a utilização de qualquer linguagem cultural, tendo como horizonte a participação para a transformação social; a ampliação no acesso a bens e serviços culturais; e a produção e compartilhamento do bem comum. Além disso, o proponente precisava ser executor de ações a partir de editais da Secult dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida ou desenvolver ações nessas regiões.

Confira os selecionados:

_Abnael de Jesus Santos | Festival Espírito Battle 2 x 2

_Alexsandre Silva dos Santos | Educarima

_Ana Carolina da Silva Moreira | Dores do Mundo

_Carlos Henrique Gonçalves Victorio | Encontro de Favelas

_Carlos Rodrigo de Almeida | Corte e Recorte Social Cidadã

_Camila Mendes Santana | Koisa Koletiva

_Daniela Barreto Andolphi | Coletivo Nísia nas escolas

_David Lopes Santos | Comunidade Ativa

_Eduardo Mariano Ribeiro | CoIAÊ

_Elaine de Azevedo | Gastroativismo

_Erica Renata Vilela | Educação e Cidade: Possibilidades para explorar a temática Aftro-brasileira

_Euder Soares da Costa | Vadeia Malungos

_Fernando dos Santos Silva | Minidocs Mestres de Capoeira

_Fundação Fé e Alegria do Brasil | Galera da Paz

_Gerlaine Santos Silva | EMAV ( Escola Missão Artes Vivas)

_Gisila Boening Flegler | Vivências Agro - Culturais

_Handerson Pereira da Silva | Favela Chic

_Jhon Conceito | Slam Botocudos

_Kelli Pereira Simoura | Glue

_Liliana Alves de Oliveira | Ocupa Flex #ano2

_Miquéias Gonçalves Silva | Flexal Cultural

_Rômulo Corrêa dos Santos | Feira da Domingas

_Sheila Alves da Mota | Cine Lamparina

_Starley Bonfim Silva | Festival Origraffes

_Thiago Soares Damasceno | Coletivo Liberdade Ancestralidade Compromisso Relbedia e Empoderamento

_Thiago Sobreiro dos Santos e Maria Tereza Aigner Menezes | Oficina "Mangue Urbano"

_Vênus Maria Rosa | Criação Coletivo Empreendedores de Sucesso

_Willian de Oliveira Rodrigues | Plataforma de pesquisa e valorização da arte circense capixaba

_Yuri Paris Fonseca | Casa da Escada

_Yvana Gonçalves Belchior |  Emparede Contemporânea - arte cultura comunidade

Suplentes:

_Associação Cultural Esportiva e Recreativa Beatos do Espírito Santo | IV Romaria dos Conguistas

_Ana Lúcia Gonçalves Pereira | Entrelaçando memórias

_Jayce Karine Cunha De Oliveira | Aviva Forró

_Michele Medina |  Ocupar espaços + crias diálogos

_Milene Milla Roque Bermudes|  Dance para empoderar

_Zoziane Bernardo Tolentino | Projeto Socioambiental Sementes da Gratidão

Agenda dos encontros:

Outubro: terça-feira (29);

Novembro: terça-feira (19), quarta-feira (27), quinta-feira (28);

Dezembro: terça-feira (03), quarta-feira (04), quinta-feira (05) e terça-feira (17).

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/999021627