26/09/2019 11h44 - Atualizado em 30/09/2019 11h01

Elisa Lucinda e Viviane Mosé fortalecem troca de experiências no Cultura Conecta

As embaixadoras do programa atuarão nos Laboratórios de Inovação Social.

“Eu sonhei com o momento em que o artista capixaba pudesse se conectar com seu mundo artístico sem ter que sair da sua terra”, pontuou a poeta, cantora e atriz capixaba Elisa Lucinda. Ao lado da poeta, filósofa e psicóloga Viviane Mosé, as duas são embaixadoras do programa Cultura Conecta da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A iniciativa vai identificar os desafios e processos de coletivos e grupos artísticos locais a partir de soluções colaborativas e intercâmbios de experiências, descobrindo o potencial inovador de cada um.

Segundo a coordenadora do programa, a gerente de Territórios e Diversidade da Secult, Karen Valentim, a participação de Viviane Mosé e de Elisa Lucinda é muito importante para a construção e reafirmação da nossa cultura, dentro e fora do Estado. “A presença desses dois nomes, além de fortalecer e instrumentalizar as nossas ações dentro do programa, serve também como uma partilha de conhecimentos e saberes”, explica.

Para Viviane Mosé, o Cultura Conecta é um projeto que vincula o que já temos no Estado com itinerâncias, palestras, oficinas, debates e trocas, tudo de uma forma articulada para atingir todo o Espírito Santo. “É uma nova metodologia que vai conectar a cultura capixaba com ela mesma e com o mundo, elevando nosso potencial artístico, que é muito rico e acima de tudo, realizando um trabalho de estímulo”, afirma.

Entenda

As embaixadoras participarão dos encontros formativos com os coletivos selecionados. Os Laboratórios de Inovação Social buscam identificar os desafios e processos para criar soluções. A ideia é explorar o potencial inovador de cada um para o bem de todos, potencializando a cultura e criando pontes.

Os trinta projetos selecionados participam dos laboratórios de inovação social, onde desafios mapeados no processo de inscrição serão trabalhados em uma metodologia aberta, de troca de experiências e tecnologias sociais, com a colaboração da comunidade universitária da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade de Vila Velha (UVV).

A primeira edição terá oito encontros que vão fazer uma ponte entre realizadores e produtores, como uma forma de melhorar a gestão dos projetos, a comunicação, a relação de redes e a capilarização das ações da cultura.

Inscrições

Podem participar os segmentos de cultura popular, urbana, negócios de impacto e organizações sociais. Serão 30 projetos capixabas selecionados a partir de uma Chamada Pública on-line. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 30 de setembro no link: http://bit.ly/2mOpENc

Inscrições prorrogadas até dia 07 de outubro! 

Após a seleção, a partir de outubro, começam os encontros do Laboratório de Inovação Cidadã do Espírito Santo.

Territórios

A chamada visa a atender às demandas de qualquer grupo, pessoal, coletivo, instituição com ou sem constituição jurídica e que sejam residentes no Estado do Espírito Santo. A prioridade nas inscrições é para os territórios listados no formulário disponível neste link: http://bit.ly/2mOpENc.

Estas propostas independem de grau de formação, especialização ou experiência. Os projetos apresentados podem ter atuação em qualquer campo e utilizar qualquer linguagem, tendo como propostas fundamentais a transformação social, o bem comum e ampliação dos direitos.

 
Texto: Erika Piskac

Créditos das fotos: Márvila Araújo e Edson Chagas 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/999021627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard