21/07/2011 11h26 - Atualizado em 05/01/2017 15h01

Concertos Sinfônicos apresenta Wagner Tiso

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo recebe um convidado especial na próxima edição da série "Concertos Sinfônicos". A apresentação da próxima quinta-feira (21) terá como solista um dos grandes nomes da música popular brasileira - o maestro, pianista e arranjador Wagner Tiso. O concerto começa às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, e os ingressos já estão a venda na bilheteria por R$10 reais (inteira) e R$5 reais (meia).

Serão apresentados quatro temas de Villa-Lobos, em releituras sinfônicas de Wagner Tiso - "Choros 10", "Canção do Amor", "Melodia Sentimental" e "Mandú-Çarará". Além disso serão executados dois arranjos de Tom Jobim: "Por causa de você" e "Eu sei que vou te amar"; e outros dois de Nelson Cavaquinho, em homenagem ao centenário comemorado este ano: "Folhas secas" e "Luz Negra".

O programa será finalizado com duas suítes de autoria do próprio Wagner Tiso. A primeira delas, "Chorata"; e a segunda intitulada "Cenas Brasileiras", obra gravada em 2003, pela Orquestra Petrobrás Sinfônica, do Rio de Janeiro.

Wagner Tiso

Wagner Tiso tem atuação frequente junto às principais orquestras brasileiras. Além disso, participa regularmente dos melhores festivais de jazz da Europa. Ele acumula mais de 35 discos gravados; autoria de trilhas para cerca de vinte filmes, e para seis peças de teatro, além de trabalhos para a televisão.

Dentre os prêmios que recebeu destacam-se o da Ordem dos Músicos do Brasil, como "Melhor álbum instrumental", de (1974); e Prêmio Melhor Música Golden Metais (1991), pelo filme "O grande mentecapto".

Dentre seus trabalhos destacam-se:

1964 - Participação no conjunto Sambacana, e, dois anos depois, trabalhos com o mestre Paulo Moura. Acompanhou, nesse período,  diversos artistas, como Cauby Peixoto, Ivon Cury, Maysa e Marcos Valle.

1970 - Entrada para o grupo  Som Imaginário, que acompanhava os shows de Milton Nascimento, então integrante do Clube da Esquina. Fez também  arranjos para Gonzaguinha, Paulo Moura, Johnny Alf, MPB-4, e Dominguinhos.

1974 - Convidado pelo saxofonista Wayne Shorter para gravar, nos Estados Unidos, o disco "Native Dancer", que só foi lançado no Brasil em 1975. Antes, passou pelo Festival de Jazz de Montreaux, num show com a cantora Flora Purin, o percussionista Airto Moreira, e o baixista Ron Carter.

1976-1977 - Permaneceu nos Estados Unidos onde criou arranjos para Herbie Hancock, Wayne Shorter e Jon Lucien.

1978 - Gravação do primeiro álbum. Nesse mesmo ano se apresentou no I Festival Internacional de Jazz de São Paulo.

1987 - Concerto do Projeto Aquarius, em homenagem a Villa-Lobos, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro.

1989 - Participação no Festival de Jazz de Montreaux.

1990 - Participação como solista das Orquestras Sinfônica Brasileira (OSB), Sinfônica da Petrobrás (OPES) e Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência dos maestros Isaac Karabtchevsky e Carlos Prazeres.

1996 - Solista de Rhapsody in Blue, de George Gershwin, com a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, regida pelo maestro Roberto Tibiriçá.

Concertos Sinfônicos - Orquestra Filarmônica do Espírito Santo
Obras de: Villa-Lobos, Tom Jobim e Wagner Tiso
Regência: Maestro Helder Trefzger
Solista: Wagner Tiso, piano
Local: Theatro Carlos Gomes
Data: quinta-feira (21)
Ingressos: R$10 reais inteira, e R$5 reais meia.
Bilheteria: 3132-8396

Assessoria de Comunicação/Secult