24/01/2013 09h39 - Atualizado em 05/01/2017 14h43

Conceição da Barra recebe primeira edição do festival Pocar


Desta quinta-feira (24) até a próxima quarta (30), Conceição da Barra recebe a primeira edição do Pocar - Festival de Cultura. Com programação gratuita, formada por espetáculos teatrais, shows musicais, apresentações folclóricas, oficinas, exposições, debates e workshops, o Pocar pretende oferecer um novo olhar sobre os rumos da cultura e do turismo na região do Sapê do Norte, com o compromisso de valorizar e incentivar suas manifestações tradicionais. 

O Pocar - Festival de Cultura é realizado pela Cia Estandarte de Teatro, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo. 

Histórico

Conceição da Barra possui um dos mais importantes acervos culturais do Espírito Santo. Expressões da cultura popular como os Ticumbis e Reis de Boi são únicas no Brasil e carregam consigo os costumes e as crenças do barrense.  O patrimônio edificado na cidade, formado por centenários casarões, é marca importante da história da colonização do Estado, impressão digital de um tempo.

Recentemente, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada no Centro de Conceição da Barra, e o seu entorno foram elevados a Patrimônio Histórico e Cultural do Espirito Santo, por meio do Conselho Estadual de Cultura do Estado e da atuação de um grupo de moradores, ex-moradores e artistas da cidade.

O Pocar - Festival de Cultura nasceu como um marco para celebrar o título recém conquistado pela cidade, decorrente do esforço em preservar e valorizar o patrimônio material e imaterial de Conceição da Barra. "Reconhecendo o potencial de Conceição da Barra, desejamos com este evento gerar um novo paradigma de produção cultural e turístico na região, possibilitando um ambiente propício à criação, ao desenvolvimento e manutenção de grupos artísticos e folclóricos, à mobilização da comunidade e à realização de parcerias criativas e duradouras", aponta o barrense Didito Camillo, produtor cultural, ator e idealizador do Pocar. 

Diversidade de atrações 

A primeira edição do Pocar será marcada por uma variedade de espetáculos. Artistas e grupos de vários lugares do país se sensibilizaram com a proposta do festival que contará com uma programação extensa, abrangendo manifestações folclóricas características da região até apresentações artísticas das mais diversas linguagens. 

O ator Rodrigo Robleño é uma das atrações do festival. Rodrigo traz ao festival o palhaço Vira-Lata, destaque, por quatro anos consecutivos, no espetáculo Varekai, do Circ du Soleil. O marionetista argentino Catin Nardi, da Cia. Navegante, nacionalmente conhecido por seu elogiado trabalho na mini-série Hoje é Dia de Maria 1 e 2, leva à cidade o espetáculo Musicircus, no qual suas marionetes navegam pelo universo da música e do circo. A peça já se apresentou em inúmeros festivais nacionais e internacionais na América do Sul e na Europa, encantando pela sofisticada manipulação e qualidade técnica das personagens. 

O show do grupo cênio-musica Os Plantas promete ser um dos pontos fortes do Festival. Contemplado por dois anos consecutivos (2009 e 2010) com o prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua, Os Plantas realizarão uma apresentação reunindo importantes influências musicais, ao mesclar um repertório de músicas autorais a canções de Gilberto Gil, Tom Zé, Adoniran Barbosa, Noel Rosa e Grupo Rumo. 

Para além das atrações artísticas de grupos de fora do Estado, o Pocar espera, sobretudo, fomentar a cultura local. O Ticumbi, uma das mais importantes manifestações folclóricas do Espirito Santo, mereceu um lugar de relevância na programação do festival. O evento conta com a apresentação do tradicional Ticumbi de São Benedito do Mestre Terto, com origens no Quilombo do Negro Rugério. Expressão importante da cultura local, o Ticumbi do Mestre Terto foi alvo das lentes da fotógrafa Zélia Siqueira, que promove a abertura da exposição fotográfica Ticumbi de Conceição. 

O poeta barrense Maciel de Aguiar e o historiador Marco Antônio Campo Dall'orto lançam livros na programação do Festival e ainda ministram workshops a respeito da história de Conceição da Barra. Destaque também para os debates e as oficinas que buscam discutir os rumos do turismo e da cultura na região, além de prestar assessoria a grupos artísticos locais como o Renascer da Barra e promover um processo de formação de educadores em formação patrimonial. 

"Mais do que a multiplicidade de atrações, nosso objetivo é sistematizar estratégias efetivas que chamem atenção para uma nova forma de fazer cultura e turismo na região do Sapê do Norte, com a participação da comunidade local, despertando o interesse para a necessidade de preservação de seus valores e de seus bens materiais e imateriais. Conceição da Barra vai Pocar de Alegria", se anima Didito Camillo que, além de idealizar do Pocar, participa da programação do festival com o monólogo O Pescador Mentiroso, inspirado na tradição oral da cidade, uma homenagem a Mané Bode, falecido pescador, famoso por suas histórias que até hoje povoam o imaginário coletivo do barrense. 

SERVIÇO

Pocar - Festival de Cultura
Dia: de 24 a 30 de Janeiro
Programação Gratuita.
Local: Conceição da Barra - Espírito Santo

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Tel.: 3636-7111/9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard