22/03/2012 07h07 - Atualizado em 05/01/2017 14h26

Comissão da Ales recebe comitê de elaboração do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL)


 
Aconteceu na última terça-feira (20) uma reunião entre a comissão de Educação da Assembléia Legislativa e os integrantes do comitê de organização das ações mobilizadoras que visam à elaboração do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).

Na ocasião o coordenador geral dos programas de extensão da área de arte e cultura do Instituto Federal do Espírito Santo  (IFES), Eglair Carvalho, destacou a importância da articulação e o significado institucional do estímulo à leitura.

Em seguida, o Subsecretário de Cultura do Espírito Santo, Erlon José Paschoal, apresentou um resumo das políticas públicas na área da cultura no Brasil e no Espírito Santo, além dos resultados do I FÓRUM DE LEITURA COMO POLÍTICA PÚBLICA NO ESPÍRITO SANTO, realizado nos dias 06 e 07 de outubro de 2011. Sua apresentação ofereceu aos deputados uma visão ampla das ações que antecederam o I Fórum.

"Nos últimos anos, a cultura passou a ser entendida como um setor da vida social de fundamental importância num novo modelo de desenvolvimento. Por isso é necessário institucionalizar cada vez mais as políticas públicas nesta área e criar marcos legais. Neste contexto, o Plano Estadual do Livro e da Leitura é um passo decisivo para o planejamento de programas e ações de longo prazo e a consolidação da cidadania cultural no Espírito Santo e no Brasil."
 
Por fim, o presidente da comissão, o deputado Da Vitória, colocou a comissão como parceira da iniciativa, cooperando através de apoio logístico e deixando abertas as possibilidades para novos encontros e debates

Estiveram presentes, ainda, um representante da escola do legislativo; a gerente do sistema estadual de bibliotecas públicas do Espírito Santo; um representante  do departamento de letras da UFES; o coordenador do programa Rede Cultura Jovem e a gerente do programa Leia ES, da secretaria de educação do Estado do Espírito Santo.


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard