28/09/2011 11h40 - Atualizado em 05/01/2017 15h45

Circulação Cultural visita mais quatro municípios capixabas

O projeto Circulação Cultural segue levando música e teatro de qualidade para o público neste final de semana. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), visitará quatro municípios do Estado. Na sexta-feira (30) e no domingo (02), a caravana passa pela cidade de Colatina, e no sábado (01) estará em Santa Teresa, Nova Venécia e Montanha.

A caravana do Circulação Cultural é formada por 15 grupos musicais e 10 de artes cênicas, premiados pelo editais de incentivo da Secult de números 005 e 003, respectivamente. Cada contemplado fará seis apresentações, somando até o mês de dezembro 150 espetáculos.

Espetáculos e shows

A programação começa nesta sexta-feira (30) com o espetáculo "Regional", do maestro e violinista Tião de Oliveira em Colatina. O objetivo do projeto "Regional" é produzir, difundir, fomentar e preservar a obra de Mauricio de Oliveira no Espírito Santo, em um show totalmente dedicado a ele. Farão parte das apresentações os músicos Evandro Marendaz, Antônia de Oliveira, e Laís Fernandes. Tião de Oliveira volta a se apresentar no sábado (01/10) em Santa Teresa.

Também no sábado (01/10), o Grupo Asteca visita o município de Nova Venécia com a peça teatral "O Burguês Ridículo". Na montagem, o Burguês do título é quem conduz a narrativa, na busca impensada e ignorante de um poder imaginário e obsoleto. A peça volta a ser apresentada no domingo (02) em Colatina. Já em Montanha, ainda no sábado, o Grupo Teatro Empório apresenta "A Ordinária", espetáculo adaptado de uma crônica de Nelson Rodrigues, repleta de amores, traições, mistério e humor.

Os selecionados

Os shows musicais escolhidos foram: "Mukeka di rato: japanese kanela verde", de Fábio Magnago Mozine; "Brasilidade", de Luiz Renato da Silva Rocha; "Solana apresenta show Veneza", de Murilo Sodré de Abreu; "Delicidade", de Amaro Silva Lima; "The space ahead", de Michel Sponfeldner; "Mercado cultural", de Júlia Cabral Abreu Sodré; "Forró comichão: o teu amor me pegou", de Vitor Nunes Freitas; "Chiliques herméticos", de Patuléia Filmes e Produções; "Poemas brasileiros", de Wanderson Lopes Soares; "Serelepe", de José Antônio Pereira Monteiro; "Família Gam", de Glauber Lopes; "Show andante de Edivan Freitas", de Ariny Denadai Bianchi; "Samba do povo: Rogerinho do Cavaco", de Rogério Arthur Gonçalves Nogueira; "Baobab trio", de Eduardo Szajnbrum; "Adios, me voy", de Daniel Gonçalves Morelo.

Já os espetáculos de artes cênicas selecionados foram: "O pequeno circo e outras criaturas", da Companhia Circo Teatro Capixaba; "A wonderful geekiness", da Companhia de Dança Mitzi Martucci; "A cigarra e a formiga", da Casa de Artes Campaneli; "Partituras", do Grupo de Teatro Rerigtiba; "A ordinária", de Leandro Bacellar de Souza; "O coração delator", de Lorena Lima Campoi; "As inesperadas aventuras de Robinson Crusoé", de Reginaldo Secundo de Oliveira; "O burguês ridículo", de Victor da Silva Coelho; "O pastelão e a torta", de Wyller Villaças Siqueira Mesquita; e "Quatro intérpretes para cinco peças", da Z Produção.

Passado de sucesso

O Circulação Cultural está em seu quarto ano. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 400 apresentações em mais de 60 municípios, atingindo ao todo um público de 60 mil pessoas.

A meta este ano é percorrer todos os 78 municípios do Estado. A programação, para o período de agosto a dezembro, foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades e todas as regiões do Espírito Santo. As apresentações são realizadas simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente nas sextas e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de plateias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Sexta-feira (30)
Município: Colatina
Local: Igreja de Itapina
Atração: Tião de Oliveira - "Regional"