Biblioteca Transcol chega ao Terminal São Torquato
A solenidade reuniu os realizadores do projeto: Dayse Lemos, secretária de Estado da Cultura; Denise Cadete, diretora-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV); os irmãos Ricardo e Rodrigo Trazzi, da Organização Não Governamental (ONG) Universidade para Todos; e a patrocinadora do projeto, a empresa ArcelorMittal Tubarão.
Existem outros cinco módulos em funcionamento nos terminais Laranjeiras, em Serra; Ibes, em Vila Velha; Itacibá, Campo Grande e Jardim América, em Cariacica.
A Biblioteca Transcol está inserida em um projeto estruturante do Governo do Estado, chamado "Leia Espírito Santo", que implementa ações de incentivo à leitura e à pesquisa.
São Torquato
Além dos audiolivros, o novo módulo conta com um acervo inicial de 1.500 livros. Foi adquirida para a unidade a série de cinco livros juvenis de aventura chamada "Percy Jackson e os Olimpianos", do escritor americano Rick Riordan, baseada na mitologia grega. Foram vendidos mais de 150 mil exemplares em todo o País do primeiro livro da coleção "O Ladrão de Raios".
Foram comprados também quatro exemplares de cada um dos quatro títulos da série de vampiros da autora Stephenie Meyer: "Crepúsculo", "Lua Nova", "Eclipse" e "Amanhecer". Essas obras são as mais locadas nos outros módulos da Biblioteca Transcol.
A partir da implantação dessa nova unidade, a quantidade de livros disponíveis para empréstimo em todas as unidades do projeto chegará a 7.000 exemplares. O acervo é composto por obras consagradas da literatura nacional e internacional, e também reserva espaço para autores capixabas.
"O Governo do Estado está investindo em uma política de valorização e promoção do livro e da leitura, porque acredita no poder transformador que as letras exercem na vida do ser humano. A leitura abre um leque de possibilidades e escolhas para as pessoas. Nossa meta é instalar módulos da Biblioteca Transcol em todos os terminais de ônibus até o fim do ano", disse Dayse Lemos.
A diretora presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, lembrou a história de sucesso da Biblioteca Transcol. "Começamos em 2007, com um pequeno módulo em formato de banca de revista no terminal Laranjeiras e o sucesso alcançado nos mostrou que seria possível atingir o nosso objetivo quando nos juntamos à ONG Universidade para Todos e à Secretaria de Estado da Cultura para implantar esse projeto: instalar bibliotecas em todos os terminais da Grande Vitória".
"Agora temos a alegria de oferecer aos usuários do Terminal São Torquato uma biblioteca com internet banda larga, para que eles acessem e-mails, sites de notícias, façam pesquisas e o que mais precisarem no seu corrido dia a dia. É uma satisfação fazer esse projeto crescer e, mais ainda, saber que ele está diretamente ligado ao desenvolvimento de milhares de pessoas: já temos mais de 15 mil associados, que efetuaram quase 100 mil empréstimos ao longo desses anos", completou Denise.
Números
O projeto Biblioteca Transcol já atraiu nos cinco módulos mais de 15 mil associados, que efetuaram 90.796 empréstimos. A média de empréstimos por dia é de 252 livros.
Os funcionários do Sistema Transcol, entre motoristas, cobradores e fiscais, abraçaram o projeto. É comum vê-los circulando com livros pelos terminais. Já são 187 empregados associados. Entre as ocupações que mais fazem empréstimos, figuram também os estudantes, donas de casa, microempresários, e funcionários públicos e de empresas privadas.
A pesquisa feita pela ONG Universidade para Todos também revelou que 49% dos associados têm rendimento familiar entre um e três salários mínimos. E 46% dos usuários possuem ensino médio completo.
Funcionamento e cadastro
O horário de funcionamento da Biblioteca Transcol de São Torquato será o mesmo das outras unidades: de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas.
Os interessados em se associar ao projeto devem preencher um cadastro com dados pessoais, apresentar documento de identidade e comprovante de residência.
O cadastrado recebe uma carteirinha com foto, que deve ser apresentada junto a um documento de identidade, no ato de empréstimo de livros. Os leitores podem pegar um livro de cada vez, por um período de 10 dias e o empréstimo pode ser renovado por mais 10 dias.
Perfil dos associados em todos os terminais em 2009
|