12/03/2014 10h10 - Atualizado em 05/01/2017 14h49

Biblioteca Pública presta homenagem ao Escritor Capixaba Renato Pacheco

 12/02/2014
Renato Pacheco: Dez anos sem

Neste mês de março de 2014 faz dez anos do falecimento do escritor Renato Pacheco (1928-2004). Renato foi um dos mais prolíficos autores capixabas, tendo-se dedicado ao estudo da história e da cultura do Espírito Santo pelos mais diferentes ângulos e das mais diversas formas. Foi romancista, contista, cronista, poeta, autor de livros para crianças, historiador, sociólogo, antropólogo, folclorista, jurista, editor de livros, jornalista, professor em todos os graus de ensino e produtor cultural (à frente da Fundação Cultural do Espírito Santo, da Sub-Reitoria Comunitária da UFES e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo). Dele é a frase: "Eu assumi, desde jovem, o compromisso de escrever sobre o Espírito Santo, então minha visão é só o Espírito Santo, basicamente o Espírito Santo."

Assim, dez anos decorridos de sua morte, a Biblioteca Pública do Espírito Santo e o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo se associam para homenagear a sua memória através de uma exposição de livros e de uma sessão comemorativa. 

A exposição se compõe de livros de autoria de Renato Pacheco e de obras escritas sobre ele ou por ele inspiradas, incluindo alguns manuscritos inéditos, em número aproximado de 50 itens.
A sessão comemorativa incluirá leitura seleta de textos de e sobre Renato, lançamento de selo comemorativo do IHGES referente à data, e palestra do poeta e historiador Oscar Gama Filho sobre a obra-prima poética de Renato, os Cantos de Fernão Ferreiro.

Renato Pacheco: Dez anos sem.
Exposição de livros aberta à visitação dos interessados até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, no horário de 8:00 às 19:00h.
Sessão comemorativa: dia 20 de março, a partir das 19 horas.
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo
Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória, ES.
Contatos: 3033-3708. 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard