11/04/2011 08h21 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Biblioteca Pública homenageia romancista capixaba José Carlos de Oliveira



Nesta quarta-feira (13), a partir das 19 horas, a Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES), na Praia do Suá, em Vitória, homenageia o contista e romancista capixaba José Carlos de Oliveira, no 25° aniversário de sua morte. O tributo será realizado no auditório da biblioteca contará com diversas atividades como palestras e exposição.

A exposição, que ficará no espaço até o final do mês, apresentará em forma de literatura e fotografia um pouco da vida de José Carlos de Oliveira. Além dos livros do autor, o público poderá apreciar fotografias, recortes de jornal e textos manuscritos do escritor.

Dentro da programação constam duas palestras. "Um novo animal na floresta. É isso aí, bicho", será proferida por José Irmo Goring, jornalista e poeta.  A mesa "Da boemia à política: José Carlos Oliveira e o espetáculo da crônica brasileira", será comandada por Lucas dos Passos, mestrando em Estudos Literários na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

José Carlos de Oliveira

O capixaba homenageado, José Carlos de Oliveira (1934-1986) nasceu na Capital, e veio de família humilde. Por conta disso, sua educação veio diretamente dos livros da Biblioteca Pública, que até então era localizada na Cidade Alta, em Vitória.

Na adolescência o escritor iniciou a sua carreira em jornais de Vitória. Ainda jovem, aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e logo conseguiu trabalho de repórter na revista Manchete.

Ganhou destaque nacional quando se tornou cronista do Jornal do Brasil. Na literatura, José Carlos de Oliveira publicou diversas obras, desde crônicas reunidas aos romances "O pavão desiludido", "Terror e êxtase" (que foi filmado por Antônio Calmon), "Um novo animal na floresta" e "Domingo 22."

Com 50 anos e já doente, o escritor voltou a Vitória para conduzir o "Projeto Escritor Residente" na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Morreu em 13 de abril de 1986. No ano de seu falecimento, saiu em edição póstuma feita pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida seu livro de contos "Bravos companheiros e fantasmas".

Recentemente o jornalista Jason Tércio publicou uma biografia de José Carlos, "Órfão da tempestade", e organizou para a Editora Record diversos livros de suas crônicas e a edição do "Diário selvagem", com um assombroso depoimento de escritor.

Serviço

25 anos sem Carlinhos de Oliveira
Data: quarta-feira (13)
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo - Av. João Batista Parra, 165 - Praia do Suá, Vitória
Exposição de obras e originais do escritor;
-Palestra: "Um novo animal na floresta. É isso aí, bicho", por José Irmo Gonring
-Palestra: "Da boemia à política: José Carlos Oliveira e o espetáculo da crônica brasileira", por Lucas dos Passos
Telefone - (27) 3137 9349.
E-mail - sebp@secult.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Letticia Müller - estagiária
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard