16/07/2009 07h42 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Biblioteca Pública comemora 154 anos de história

A Biblioteca Pública do Espírito Santo "Levy Cúrcio da Rocha" (BPES) completa 154 anos de história nesta quinta-feira (16). Neste dia a trajetória da instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), quinta a ser criada no País, será narrada por meio de um bate-papo entre o historiador Fernando Achiamé e  o escritor Joca Simonetti. A programação do aniversário da BPES começa às 19 horas.

Por ser responsável pela promoção regular de ações culturais relacionadas ao livro e à leitura, a BPES terá direito a aniversário prolongado. Foi elaborada uma programação cultural para o mês de julho. Todas as atividades serão desenvolvidas no auditório da instituição. A entrada é franca.

A Biblioteca foi fundada em 16 de julho de 1855 em uma das salas do segundo pavimento do Palácio Anchieta, no governo do Presidente da Província Sebastião Machado Nunes, que doou os 400 primeiros volumes do acervo, entre brochuras e folhetos.
 
Ganhou notoriedade e suporte administrativo pela Lei nº 19, de 10 de maio de 1880, e foi instalada em sede própria na Praia do Suá em 1979. Ocupa uma área edificada de 1.458,5m2, onde podem ser encontrados clássicos da historiografia e da literatura capixaba e obras raras, em geral produzidas e/ou localizadas no Espírito Santo.
 
Em 17 de dezembro de 2004, pela Lei 7.958, passou a ser denominada Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha, em homenagem ao historiador capixaba.

Em dezembro de 2008, a população conheceu uma Biblioteca completamente remodelada, com setores como o Província, que guarda obras raras. O público agora também pode usufruir de divisões como as de periódicos, setor infanto-juvenil, obras gerais, processamento técnico, extensão, preservação, setor multimídia e setor Braille, equipado para atender deficientes visuais. 

Italo Calvino

A programação continua na quinta-feira (23), com uma Roda de Leitura, comandada por El-Buainin Vieira Machado Nunes, graduado em Letras, que desenvolve um trabalho na "Rede de Experiências em Leitura" da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Às 16 horas ele lerá "O seio nu", segundo capítulo do romance "Palomar", de Italo Calvino. El-Buainin coordena um projeto de pesquisa chamado "Roda de Leitura: Um encontro de Palomar e Italo Calvino", que oferece leitura e análise de narrativas para aqueles que se interessam pela obra calviniana.

Na quarta-feira (29), às 18h30, acontece um "Debate-papo com o escritor, o crítico literário e o público". O escritor convidado é Alessandro Darós, que teve o primeiro livro "Sqizo ou As Patas do Velho Sátiro" lançado por meio do edital de literatura da Secult.  O crítico literário da vez é Wilberth Clayton Salgueiro, professor de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Programação

Quinta-feira (16)

-19 horas - Mesa Redonda - História da BPES
Conferencista - Fernando Achiamé
Depoimento - Joca Simonetti

Quinta-feira (23)

-16 horas - Roda de Leitura
Obra - "O seio nu", 2º capítulo do romance Palomar, de Italo Calvino
Leitor-Guia: El-Buainin Vieira Machado Nunes
Realização: BPES e REler&fazer

Quarta-feira (29)

-18h30 - Debate-papo com o escritor, o crítico literário e o público
Escritor: Alessandro Darós
Crítico Literário: Wilberth Salgueiro

Serviço
A programação acontece no auditório da Biblioteca Pública. Entrada franca.
Endereço - Avenida João Batista Parra, 165 - Praia do Suá - Vitória - ES
Tel.: (27) 3137-9351 / (27) 3137-9349

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard