04/07/2013 10h07 - Atualizado em 05/01/2017 14h32

Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante faz sua primeira apresentação pública

04/07/2013
A população de Venda Nova do Imigrante, na região serrana do Espírito Santo, prestigiou, na noite dessa quarta-feira (03), a estreia da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante composta por jovens e adolescentes. Com entrada gratuita, a apresentação foi realizada no Centro Cultura e Turístico do município e executou um repertório popular composto por músicas de Elvis Presley, Elton John e trilhas sonoras de filmes. O grupo foi regido pelo professor e integrante da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo Pedro Roberto Souza.

A banda é resultado de um projeto da Fundação Máximo Zandonadi por meio de um convênio com a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo que teve início em maio de 2012. A iniciativa oferece formação musical para 123 alunos, sendo que 79 são pequenos aprendizes, com idade entre cinco e dez anos, que participam de oficinas de musicalização infantil. 

Já a Banda Sinfônica conta com 43 alunos com idade acima de 11 anos, divididos em três grupos de instrumentos: sopro madeiras, sopro metais e percussão. Os jovens músicos têm a chance de se dedicarem ao aprendizado em mais de 15 diferentes instrumentos entre eles saxofone alto, clarinete, flauta transversal, saxofone tenor, trombone, trompete, bombardino, tuba, bumbo, tímpanos e  marimba.
 
O presidente de honra e fundador da Fundação Máximo Zandonadi, Dom Décio Zandonade narrou, de maneira breve, a trajetória da instituição e falou da alegria em presenciar a estreia da Banda  Sinfônica de Venda Nova do Imigrante. "O que estamos assistindo hoje é resultado do trabalho conjunto de várias instituições e parceiros e possibilitará que Venda Nova do Imigrante ganhe destaque no Espírito Santo por meio da sua expressão artística e musical", disse Dom Décio.

Para o subsecretário de Estado da Cultura, Joelson Fernandes, parcerias entre o  poder público e a sociedade civil são fundamentais para a implementação da política cultual. "Iniciativas como a que estamos presenciando hoje são louváveis pelo impacto que geram no futuro. Por meio desse projeto, o Governo Renato Casagrande oportuniza a formação artística e a descoberta de novos talentos", frisou o subsecretário.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Caê Guimarães/Paula Norbim/ Paulo Gois
Tel.: (27)3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302 
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard