06/03/2014 12h53 - Atualizado em 05/01/2017 14h49

Baixo Guandu recebe VII Festival Capixaba de Teatro

 
06/03/2014

Durante os dias 21 a 30 de março de 2014, o Espírito Santo se prepara para receber o VII Festival Capixaba de Teatro, idealizado e produzido pela FECATE ( Federação Capixaba de Teatro). O evento oferecerá aos atores e ao público em geral, mostra de espetáculos de diversos municípios, oficinas de iniciação e de aprimoramento, tanto na arte de interpretar quanto na técnica, palestras e debates. O festival acontecerá em Praça pública no município de Baixo Guandu, e a entrada para os espetáculos é franca. 

A ideia do Festival Capixaba de Teatro é valorizar a produção de teatro desenvolvida em nossa região, a partir da troca de pesquisas de linguagem cênica identificada com a nossa cultura, em busca de um resgate histórico de nossos valores que - ao mesmo tempo - possa nos identificar com as questões nacionais e universais, apontando caminhos para o nosso fazer-teatral.

Federação Capixaba de teatro 

A FECATE foi criada para promover o encontro e a discussão da produção cultural, incentivar nossos talentos do teatro, avaliar o movimento cultural, democratizar o acesso ao teatro, possibilitar o intercâmbio entre os artistas de diversos municípios e estimular a formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel social como verdadeiro ator das transformações da sociedade. 

Programação do VII Festival Capixaba de Teatro

Baixo Guandu - De 21 a 30 de março

DIA 21 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)
17:00 horas - Cortejo
19:00 horas - Abertura
20:00 horas - Espetáculo: CHICO PREGO (Makuamba - Vitória)
21:00 horas - Show GRUPO AMÉRICA 4
 
DIA 22 DE MARÇO (SÁBADO)
17:00 horas - Espetáculo: DE ONDE VÊM OS BEBÊS (Teatro Variável - Serra)
20:00 horas - Espetáculo: A COMÉDIA DA PANELA (Rerigtiba - Anchieta)
 
DIA 23 DE MARÇO (DOMINGO)
09:00 horas - Reunião do C.A.A. Conselho Artístico e Administrativo da FECATE.
17:00 horas - Espetáculo: O PASTELÃO E A TORTA (Folgazões - Vitória)
20:00 horas - Espetáculo: A TÍMIDA LUZ DE VELA ÀS ÚLTIMAS ESPERANÇAS (Ela - Cachoeiro de Itapemirim)
 
DIA 24 DE MARÇO (SEGUNDA-FEIRA)
17:00 horas - Espetáculo: A SAGA AMOROSA DOS AMANTES PÍRAMO E TISBE (Gota, Pó e Poeira - Guaçui)
20:00 horas - Espetáculo: CARTA DE AMOR  (Tarahumaras - Vitória)
 
DIA 25 DE MARÇO (TERÇA-FEIRA)
17:00 horas - Espetáculo: A SAGA AMOROSA DOS AMANTES PÍRAMO E TISBE (Gota, Pó e Poeira - Guaçui)
 
20:00 horas - Espetáculo: OS HOMENS DE BARRO (Os Tião - Montanha)
 
DIA 26 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)
17:00 horas - Espetáculo: NÃO SE ESQUEÇA DE BRINCAR (Expressão Criativa - Cariacica)
20:00 horas - Espetáculo: A CULPA (Anônimos - Cachoeiro de Itapemirim)
 
DIA 27 DE MARÇO (QUINTA-FEIRA)
Haverá comemoração do Dia Mundial do Teatro (será organizado pelos grupos no decorrer do festival)
17:00 horas - Espetáculo: SÃO PEDRO, OS IRMÃOS E A SERPENTE (Vira-Lata - Vitória)
20:00 horas - Espetáculo: O VOVÊ VIU A UVA (Atos de Teatro - Vila Velha)
 
DIA 28 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)
Haverá comemoração do Dia Nacional do Circo (será organizado pelos grupos no decorrer do festival)
17:00 horas - Espetáculo: PÉ DE QUE TEM (Circo Teatro Capixaba - Divino São Lourenço)
20:00 horas - Espetáculo: REVOLUÇÃO DE CARANGUEJOS (Paiol - Cariacia)
 
DIA 29 DE MARÇO (SÁBADO)
17:00 horas - Espetáculo: PÉ DE QUE TEM (Circo Teatro Capixaba - Divino São Lourenço)
20:00 horas - Espetáculo: UM GRITO PARADO NO AR (Paiol - Cariacica)
 
DIA 30 DE MARÇO (DOMINGO)
17:00 horas - Espetáculo: SÃO PEDRO, OS IRMÃOS E A SERPENTE (Vira-Lata - Vitória)
19:00 horas - Espetáculo: CANTARERÊ (ESTRIPOLIA - Vila Velha)
20:00 horas - Show de Encerramento PÓ DE SER EMORIÔ

SINOPSES

- DE ONDE VÊM OS BEBÊS (Teatro Variável - Serra)
Autor: Rodrigo Sabará
Categoria: Palco/Infantil
SINOPSE: O texto trata de uma questão que ainda hoje cria constrangimento a muitos pais, a pergunta temida, mas que um dia sempre chega sobre a origem dos bebês. Através de uma abordagem real e biológica é colocado em cena todo o processo, desde o namoro, casamento, lua de mel, passando pela fecundação (com didática) até chegar ao nascimento do bebê. Tudo isso numa fácil linguagem de compreensão para a criança: a brincadeira.

- NÃO SE ESQUEÇA DE BRINCAR (Expressão Criativa - Cariacica)
Autor: Jean Antoniolli
Categoria: Palco/Infantil
SINOPSE: Uma divertida comédia infantil que resgata brincadeiras, jogos e cantigas populares. A montagem tem como principal ação aguçar a curiosidade do público para jogos e brincadeiras populares e, para além da competição, propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, de socialização e ajudam a criança a se adaptar melhor ao mundo.

- SÃO PEDRO, OS IRMÃOS E A SERPENTE (Vira-Lata - Vitória)
Autor: Criação Coletiva
Categoria: Rua
SINOPSE: A partir da chegada de uma mulher misteriosa que tumultua a rotina da população de uma vila de pescadores, esse auto popular musical traz a riqueza da diversidade cultural do povo brasileiro. Os conflitos e as emoções dos moradores desta vila de pescadores devotos de São Pedro são tempero de um texto ilustrado pelos atores que ao vivo tocam instrumentos, cantam e dançam e dão vida aos personagens que retratam o sagrado e o profano de forma inusitada na história que é colocada em cena como uma grande festa de celebração da vida.
 
- O PASTELÃO E A TORTA (Folgazões - Vitória)
Autor: Desconhecido
Categoria: Rua
SINOPSE: A trama se desenvolve a partir da criatividade de uma dupla faminta, Julião e Balandrot, que tenta conseguir alimento. A farsa foi escrita na Idade Média por autor desconhecido. Já foi montada por diversos grupos de teatro em todo o mundo e até hoje diverte as plateias. Com trilha sonora e sonoplastia executada ao vivo, os atores brincam com a própria situação e com o público que acompanha as aventuras e desventuras de dois mendigos em busca de um suculento pastel e de uma apetitosa torta. Uma obra clássica do teatro medieval.

- PÉ DE QUE TEM (Circo Teatro Capixaba - Divino São Lourenço)
Autor: Criação Coletiva
Categoria: Rua
SINOPSE: Sem textos preconcebidos, a cenopoesia acode a um pretexto; e no contexto, o texto surge (em ato) e se constrói; concretiza-se e age em suas curvas, diferentes sabenças, expressões, temperaturas. O desafio de repente torna o que seria espetáculo num ato de resistência em linguagem híbrida e leve, reconstituindo-se como síntese dialógica no tempo do ser de cada um que se presenteia como esse cenoato que tem finalidade e talvez não tenha fim.

- A SAGA AMOROSA DOS AMANTES PÍRAMO E TISBE (Gota, Pó e Poeira - Guaçui)
Autor: Lúcio Marques
Categoria: Rua
SINOPSE: Trata-se da história de um amor proibido. Uma companhia de teatro tem a incumbência de apresentar para o rei e a rainha uma peça de teatro que reúna amor e comédia. Por isso, encena um amor impossível entre Píramo e Tisbe, de famílias rivais, que combinam uma fuga para viver seu amor. O decorrer dos fatos, entretanto, resulta num mal entendido cômico.

- CHICO PREGO (Makuamba - Vitória)
Autor: Lúcio Marques
Categoria: Palco/Adulto
SINOPSE: Inspirado na "Insurreição de Queimado", ocorrida no município da Serra, o espetáculo foi construído com linguagens musicais características da região como o congo, jongo, capoeira e outras expressões das tradições populares capixabas e pretende contar através do teatro a saga de Chico Prego que se tornou uma lenda para os negros que almejavam a liberdade no estado do Espírito Santo.

- A COMÉDIA DA PANELA (Rerigtiba - Anchieta)
Autor: Atílio Bari
Categoria: Palco/Adulto
SINOPSE: Personagens eminentemente populares marcam presença na obra que versa sobre as mazelas do homem comum, vontades, caprichos e a extrema avareza. A ação gira em torno das confusões e desencontros decorrentes da extrema avareza do velho Cridão que tem uma panela de ouro escondida em casa. O texto é uma adaptação da peça "Aulularia", escrita por Plauto, nos anos 200 antes da nossa era; e que foi reescrita e ficou popular no Brasil por Ariano Suassuna, sob o título de "O santo e a porca".

- UM GRITO PARADO NO AR (Paiol - Cariacica)
Autor: Gianfrancesco Guarnieri
Categoria: Palco/Adulto
SINOPSE: Conta a história de um grupo de artistas - um diretor e cinco atores - que procuram desenvolver seu trabalho enfrentando todos os tipos de pressões externas, cujas causas são apenas sugeridas pelo autor. Para conseguirem seu intento enfrentam várias dificuldades que acabam provocando diversas crises entre eles mesmos. O autor se utiliza da linguagem do "metateatro", ou seja, o teatro dentro do teatro, discutindo a si mesmo como uma metáfora para dizer do mundo de fora.

- REVOLUÇÃO DE CARANGUEJOS (Paiol - Cariacica)
Autor: Toninho Neves
Categoria: Palco/Adulto
SINOPSE: Aborda um período da história brasileira em que a ditadura militar amedrontava e subjugava todos aqueles que "ousassem" questionar o sistema ou expressar seus pensamentos e seus desejos de liberdade. Em 1964, na primeira semana de abril, um estudante, um professor e um tenente, após uma perseguição, escondem-se num pequeno apartamento em Brasília, enquanto no Brasil ocorre o golpe militar que derruba o presidente João Goulart. A tensão vivida por eles os obriga a fugir e encarar todos os riscos eminentes àquela época.  

- A CULPA (Anônimos de Teatro - Cachoeiro de Itapemirim)
Autor: Luiz Carlos Cardoso (Adap. "Carta ao Pai", de Kafka)
Categoria: Palco/Adulto
SINOPSE: O espetáculo aborda o amor, o ódio, a saudade, o distanciamento, a cólera, a raiva. As relações de subordinação e dominação permeiam a história da humanidade desde o gênesis: Deus, Adão e Eva; o homem e o fogo; os animais e a fome; a vida e a água; os profetas e os seguidores; os descobridores e a terra; os senhores e os escravos; os governos e os cidadãos; pai e filho. Cremos que aí podemos encontrar Franz Kafka que, em sua "Carta ao Pai", expõe a verdade de seus sentimentos.

- A TÍMIDA LUZ DE VELA ÀS ÚLTIMAS ESPERANÇAS (Ela de Teatro - Cachoeiro de Itapemirim)
Autor: Milson Henriques
Categoria: Palco/Adulto
SINOPSE: História de duas velhas solitárias que por várias décadas dividem o mesmo teto, as mesmas mágoas, ranhetices, angústias e fantasmas do passado. São cúmplices de uma vida mal vivida e de um futuro feito de lembranças e desesperanças. As duas velhinhas - uma pobre e de boa formação e uma empregada negra e analfabeta - sobrevivem de esperança, mas levam uma vida de desencanto, numa solidão aparentemente compartilhada. Diria que Zizi e Antonieta se enriquecem, dia após dia, com a lembrança de um passado longínquo, mas nem por isso menos atual.

 
- O VOVÔ VIU A UVA (Atos de Teatro - Vila Velha)
Autor: Valdemir Matos
Categoria: Palco/Adulto
SINOPSE: Aos 80 anos, Hipólito se vê apaixonado por Rita, sua cuidadora e o sonho de consumo de sua neta que possui orientação sexual homoafetiva. O sentimento do senhorzinho afortunado é de contragosto de sua filha Izabel, da neta Jorja e principalmente de seu genro Hilário, que tenta convencer o enfermeiro do velho a antecipar a ida do sogro para outro plano, todos intencionados em sua herança. A situação sai de controle quando Hipólito resolve agradar a formosa jovem Rita com seus bens.
 
- CANTARERÊ (Estripolia - Vila Velha)
Autor: Edson Nascimento
Categoria: Palco/Todas as idades
SINOPSE: Cantarerê é um trabalho cênico/musical voltado para o público infantil. Relembrando antigas cantigas, fazendo releitura de algumas já conhecidas, com novos arranjos e novas interpretações e também trazendo para esse público, o teatro e a música em seu universo ?encantado?. O projeto "Cantarerê" tem a proposta de reunir músicos e artistas cênicos para desenvolver um "show-espetáculo cênico musical", onde música, teatro, dança e boneco interage em perfeita harmonia com um repertório que vai desde cantigas populares até MPB, sempre destacando a temática que permeia o universo infantil.

- OS HOMENS DE BARRO (Os Tião - Montanha)
SINOPSE: O espetáculo conta a saga de uma família que vive isolada nos recônditos de um sertão seco e pedregoso. Ela enfrenta a tudo e a todos para realizar a vontade do patriarca, que é de esculpir numa grande pedra a imagem de um anjo que vem abençoar e redimir a todos os pecadores. A partir dai, vêm à tona segredos, intrigas, inquietações espirituais, familiares e sociais. Enfim, é uma bela incursão num outro viés da obra de Ariano Suassuna e seu universo mítico-dramático.

- CARTA DE AMOR - como um suplício chinês (Tarahumaras - Vitória)
Autor: Fernando Arrabal
Categoria: Palco/Adulto
SINOPSE: A mãe recebe uma carta do filho, de quem nada sabe, no dia de seu aniversário. Um monólogo interior a partir de recordações do tempo em que sua relação com o filho era idílica. Mas os conflitos bélicos e suas consequências fizeram desse amor um verdadeiro "suplício chinês", colocando em questão a crueldade da Guerra Civil Espanhola que mãe e filho enfrentaram, durante décadas, espancados pela madrasta história. Uma prova de amor porque atesta e publica a geografia de uma rela

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard