Autores capixabas lançam obras com apoio do Governo ES
A Biblioteca Pública Estadual, em Vitória, foi palco do lançamento de 19 obras de escritores capixabas contemplados em editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“Em nossa gestão, priorizamos a cultura como programa de Governo, como mecanismo de transformação social. Decidimos levar a literatura a quem tem fome de conhecimento, levar nossos projetos aonde havia vulnerabilidade social”, destacou o governador Renato Casagrande.
O secretário de Estado da Cultura Maurício Silva afirmou que nos últimos quatro anos foram produzidos o maior número de livros da história do Espírito Santo e destacou projetos de sucessos realizados pelo Governo com o objetivo de difundir a literatura, como a Biblioteca Transcol, presente nos 10 terminais rodoviários da Grande Vitória, com empréstimo de 9.600 livros por mês. “O livro e a literatura são amados pelo povo capixaba”, declarou.
Maurício Silva enfatizou que o atual Governo deu um passo muito grande para consolidar a política da leitura, levando leitura, conhecimento e informação para o povo capixaba. “Quem escreve quer ser lido e sem a publicação isso é impossível. Por isso agradeço a todos os responsáveis que possibilitaram esse momento”, disse a escritora Andréia Delmaschio, que lançou no evento o livro “Aboio de Fantasmas” e representou todos os escritores contemplados pela Biblioteca Móvel Durante o evento também foi entregue, pelo Instituto Sincades, uma nova unidade da Biblioteca Móvel, que incentiva a leitura em comunidades em vulnerabilidade social. O projeto teve início no ano passado e possui aproximadamente mil usuários cadastrados, de oito bairros da Grande Vitória.
Com a nova unidade, equipada com oito exemplares de cada um dos 257 títulos, o projeto ampliará significativamente o seu alcance. “Com a Biblioteca Móvel estamos indo ao encontro de quem deseja ler, conhecer, viajar na leitura. É a forma que encontramos no nosso Governo de ir ao encontro de quem não pode vir até à Biblioteca Pública Estadual”, declarou o governador Casagrande.
O Instituto Sincades também fez a doação de um scanner planetário para o Governo do Estado, que será utilizado para a digitalização de obras raras de domínio público. Após esse processo, a Biblioteca Virtual do Espírito Santo disponibilizará o acervo digitalizado no site www.secult.es.gov.br/biblioteca, que atualmente conta com 54 obras. Ainda durante o evento foram anunciados os vencedores do Concurso Literário, que teve como tema o Espírito Santo e recebeu 154 inscrições.