15/06/2009 13h19 - Atualizado em 05/01/2017 14h56

Aurora Gordon apresenta CD "A Voz do Espírito Santo", de Aprígio Lyrio, no Carlos Gomes

O talento de Aprígio Lyrio, considerado o melhor cantor do Estado, chega à nova geração por meio do CD duplo "A Voz do Espírito Santo". A edição histórica foi produzida por meio de convênio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com o Centro Educacional Brasileiro. O lançamento ficará a cargo da banda capixaba Aurora Gordon, que fará um show multimídia com repertório de músicas do CD, na quarta-feira (17), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes. A entrada é franca. Os ingressos (um por pessoa) serão distribuídos no dia do espetáculo, a partir das 12 horas.

Com direção do jornalista Rubens Câmara Gomes, e da cantora e compositora Ester Mazzi, o projeto resgata uma parte importante da produção musical do Espírito Santo nos anos 70. Com oito faixas cada um, os dois CDs reúnem músicas do LP "Agite Antes de Usar", lançado em 1987, e também material inédito gravado ao vivo em shows realizados no Theatro Carlos Gomes, em 1976.

O encarte do álbum duplo contém fotos históricas, e depoimentos de personalidades que presenciaram o nascimento e o auge da carreira artística de Aprígio como Afonso Abreu, Nena B, Mário Ruy, Marco Antônio Grijó, Glecy Coutinho e Rogério Medeiros. Em um dos trechos Rogério Coimbra escreve a respeito do projeto: "Quem viu, viu, e quem não viu pode agora ouvi-lo. Descubram Aprígio."

Aurora Gordon

O show promovido pela banda Aurora Gordon, sob produção e direção do músico Murilo Abreu, será outra grande homenagem prestada a Aprígio Lyrio. O objetivo é fazer uma apresentação de qualidade e fidelidade, com as idéias originais das letras e melodias daquele tempo, interpretadas agora por uma nova geração de músicos e artistas.

O repertório escolhido foi direcionado principalmente pelas canções que integram o álbum duplo lançado na mesma noite, mostrando a energia eterna e as provocações de Aprigio Lyrio, além de algumas músicas da mesma época que estarão presentes no primeiro disco da Aurora Gordon, que deve ser lançado ainda no segundo semestre deste ano.

Aprígio Lyrio

Já dizia o jornalista e cineasta Amilton de Almeida: "Aprígio Lyrio é a melhor voz".      A cantora e compositora Ester Mazzi vai além: "Com um cantar doce e uma presença belíssima no palco, arrancava suspiros das platéias lotadas que o assistia".

Para o jornalista Rubens Câmara Gomes o nome de Aprígio Lyrio Gomes agora "é saudade para quem conviveu com ele durante seus 33 anos de vida". Ele nasceu em Vitória, no dia 15 de fevereiro de 1950 (um domingo de carnaval). Teve a infância e adolescência marcadas pela música e pela arte. Com 14 anos já pintava, com 16 começou a cantar bossa-nova nos shows apresentados pela cronista Carmélia Maria de Souza.

Em 1968 foi o maior intérprete do I Festival Capixaba de Música Popular, cantando "Meio Mastro", composição de Chico Lessa e Tina Tironi. "A ele devo em parte o começo da minha trajetória musical", escreveu o músico Chico Lessa em depoimento do CD. Venceu também a terceira edição do Festival, onde cantou "Agite Antes de Usar".

Em 1969, à frente de "Os Mamíferos", formado por ele, Afonso Abreu (contrabaixo), Mário Ruy (guitarra), Marco Antônio Grijó (bateria) e Arlindo Castro (flauta), encabeçou um movimento de vanguarda musical em Vitória, durante o regime militar. Todos os músicos usavam fantasias, antecipando o que faria o grupo Secos Molhados, poucos anos depois.

Em 1978, acompanhado do conjunto "Mistura Fina" (formado pelos mesmos músicos de "Os Mamíferos") realizou dois shows antológicos no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro. A última vez que subiu ao palco foi em 1980, durante um show em tributo ao falecido jornalista Osmar Silva

Faleceu no dia 10 de outubro 1983. Aprígio caiu da janela do seu apartamento, no Centro de Vitória, onde morava com a mãe. Seu médico contou que ele sofria de depressão. De acordo com Rubens Câmara Gomes, "ele foi tragado pela repressão que marcou a geração nascida nos anos 50, que ousou enfrentar a mediocridade com talento, criatividade, e no caso dele, uma maneira toda própria de dividir os versos em cada música que cantava".

Serviço
Lançamento CD duplo "A Voz do Espírito Santo", com show da banda Aurora Gordon em homenagem a Aprígio Lyrio
- Data: quarta-feira (17)
- Local: Theatro Carlos Gomes
- Horário: 20 horas
- Telefone da bilheteria: (27) 3132-8398
- Duração do show: 60 minutos aproximadamente
- Direção Geral e Produção: Murilo Abreu
- Direção de Palco: Markito
- Técnico de som: Raphael Herdy
- Iluminação: Vitor Lorenção
- Arranjos: Aurora Gordon, Os Mamíferos e Grupo Mistura Fina.

Banda Aurora Gordon
Murilo Abreu: Baixo e voz.
Pedro Alcântara: Piano e teclados.
Saulo Simonassi: Guitarra e violao.
Bruno Piuí: Bateria.
Sérgio Rouver: Saxofones e flauta.
Amélia Barreto: voz.
Juliano Gauche: voz.