23/03/2011 09h07 - Atualizado em 05/01/2017 15h39

Atividades educativas da exposição "Edital 11" começam nesta quarta-feira (23)



Será nesta quarta-feira (23) a primeira atividade do "Programa Arte-Educação" da exposição "Edital 11", em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Centro de Vitória. O Ciclo de Palestras acontece entre 14 e 18 horas no auditório do espaço. A entrada é franca, mas os interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência porque as vagas são limitadas.

Esse primeiro encontro será mediado por Bernadette Rubim, organizadora da exposição, com os orientadores acompanhados dos cinco artistas expositores Fátima Nader, Ignez Capovilla, Júlio Tigre, Tom Boechat e Victor Monteiro. Eles irão debater os trabalhos expostos na mostra.

A exposição "Edital 11" abriu na noite desta terça-feira (22), com sucesso de público. A mostra é resultado da produção dos cinco artistas plásticos capixabas, vencedores do prêmio "Bolsa Ateliê em Artes Visuais", versão 2010.

Outras atividades estão previstas no espaço até o fim da exposição, no dia 08 de maio, como "Rodas de Conversa"; "Encontros de Arte-Educação"; "Maes para todos", que promove atendimento diferenciado para grupos escolares, terceira idade, turistas e projetos sociais; e o "Maes na Tela", que utiliza o audiovisual como elemento de debate.

Edital 11

O prêmio, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura, tem como objetivo incentivar a produção artística capixaba, qualificar os artistas selecionados, e o aperfeiçoamento do seu trabalho mediante o acompanhamento e supervisão de um orientador.

Os trabalhos foram escolhidos pela comissão formada pelo artista plástico capixaba Valdelino Gonçalves dos Santos; Kátia Canton, jornalista e crítica de arte de São Paulo; e Ronaldo Barbosa, diretor do Museu do Vale. E foram 40 concorrentes habilitados, número que demonstra o interesse do público, e evidencia a importância do projeto para a comunidade artística no Estado.

Obras

Os artistas tiveram total liberdade de decidir o que seria mostrado. A Bolsa teve a duração de oito meses e a evolução dos trabalhos foi acompanhada por orientador indicado pelo artista.

O projeto "Jardins e outras delicadezas", de Fátima Nader, levou para o museu toda a ação trabalhada no entorno do seu ateliê, localizado na Escadaria Beatrice Poli Monjardim, em Fradinhos, bairro de Vitória.  A Pedra dos Olhos, pássaros em revoada e pequenos jardins são apresentados na forma de vídeo, realizado a partir das imagens/matrizes que deram origem aos desenhos expostos no ateliê.  Com duração de dois minutos, o vídeo preserva toda a delicadeza do traço precavido, do corte justo, da palavra oportuna empregados por Fátima. A artista foi orientada pela artista plástica Neusa Mendes.

Outro projeto que faz parte da exposição é "Inquilino Ateliê em Campo Ampliado", de Júlio Tigre, orientado por José Cirillo. Trata-se da intervenção urbana sobre a ocupação de um sobrado na Rua Graciano Neves, esquina com Maria Saraiva, no Centro de Vitória.

O local, abandonado, contrasta com o movimento acelerado da cidade. O edifício range, enverga, mas resiste às intempéries e assombra a rua. Na sala do Maes ele se abre em planos transparentes, dispostos de forma a permitir um passeio por suas entranhas, onde as imagens da instalação se mostram como vísceras de um organismo estranho, com ruídos e silêncios, vazios e surpresas, que podem ou não remeter à experiência solitária de quem vivenciou a visita ao ateliê "Inquilino".

Os projetos de fotografia premiados foram "(Re) encontro com a paisagem", de Ignez Capovilla; e "Lugar", de Tom Boechat. Ignez recebeu a orientação de Mariana de Moraes e propõe o crescimento da sua poética na imersão do ambiente artístico. Ela montou seu ateliê no anexo da Galeria Homero Massena, onde se recolheu para realizar suas pesquisas, muitas vezes compartilhando o espaço com outros artistas.

A orientadora Mariana de Moraes faz o convite de um reencontro com a paisagem, da mais íntima e particular aos espaços de convívio e de contaminações múltiplas, onde se encontram as pessoas. Ignez lança mão de várias técnicas atuais da fotografia para tornar visível aos outros aquilo que só ela percebeu.

No projeto "Lugar", Tom Boechat investiga os possíveis pontos de diálogo entre a pintura e a fotografia contemporâneas e propõe a realização de uma série fotográfica que aborde, tanto no processo criativo quanto no resultado final, questões pertinentes a essas duas linguagens.

Orientado por Orlando da Rosa Farya, o artista expõe quatro fotografias que foram produzidas no cenário urbano da Grande Vitória durante o período de duração da bolsa. Ele retrata construções em estado de abandono, ex-lugares que vão surgindo nas cidades em sua ânsia de renovação.

Já Victor Monteiro trouxe para o Museu a instalação "Apontamentos". Com a orientação de Luciano Cardoso, o projeto foi realizado a partir de fragmentos da natureza.

São galhos e restos de árvores picados pela lâmina humana, dispostos de modo a formar uma superfície espinhosa, mas não repelente, pois convida ao toque. São galhos secos, sem vida, em processo de deterioração. Suas cores, embora ainda distintas, já perderam o viço. Pendente do teto, uma luz destaca esses galhos, essas pontas, uma penumbra que envolve a sala.  


Serviço

Exposição "Edital 11"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES
Período: até 08 de maio
Visitação: terça a sexta-feira - das 10 às 18 horas
              sábados, domingos e feriados - das 12 às 18 horas
Visitas mediadas pelo blog museudeartes.wordpress.com

Programa de Arte-Educação

40 vagas - Auditório do Maes
Os interessados deverão comparecer com 30 minutos de antecedência.
Atividades gratuitas

Ciclo de Palestras

O "Ciclo de Palestras" pretende, a partir da difusão das atribuições do curador e do artista na atualidade, proporcionar reflexão sobre a atuação desses dois agentes na arte.

- Data: quarta-feira (23 de março)
1º encontro - com Bernadette Rubim - organizadora da exposição com os artistas - Fátima Nader, Ignez Capovilla, Júlio Tigre, Tom Boechar e Victor Monteiro e seus orientadores. Esse encontro visa debater a produção dos artistas expostos na mostra.
Horário:  14 às 18 horas

- Data: quarta-feira (30 de março)
2º encontro - a palestra com Ivo Mesquita propõe a partir da história da arte uma reflexão sobre a prática da curadoria na arte contemporânea.
Horário: 19h30 às 21h30

- Data: 04 de maio
3º encontro - palestra com Ricardo Basbaum que argumentará sobre a dicotomia na atuação do par curadorista e artista-curador.
Horário: 19h30 às 21h30

Roda de Conversa

O "Roda de Conversa" irá abordar o tensionamento gerado pela utilização dos conceitos da arte em outros campos.

- Data: 06 de abril
Tensionando os conceitos: Arquitetura / Arte / Design
Propõe discutir como a arquitetura e o design a partir de meados do Século XX compartilham das mesmas reflexões e questionamentos que a arte.
Convidados: Clara Miranda e Thais Graciotti
Horário: 19h30 às 21h30

- Data: 13 de abril
Crítica contemporânea na arte e literatura
Pretende-se estabelecer os pontos de encontro entre a crítica na literatura e na arte e a importância destas reflexões na produção atual.
Convidados: Clarissa Diniz e Alexandre Moraes
Horário: 19h30 às 21h30

Encontro de Arte-Educação

A formação de professores e interessados, por meio de mediação especializada, possibilitará o melhor entendimento das obras. Será apresentado o material educativo anexo ao livreto da exposição.

- Data: quinta-feira (31 de março)
Encontro com Arte-Educadores com Adriana Magro
Horário: 14 às 18 horas

- Data: 07 de abril
Encontro com Arte-Educadores com Adriana Magro
Horário: 14 às 18 horas

Maes na Tela

O "Maes na Tela" pretende utilizar o audiovisual como elemento disparador para o encontro e para a discussão do cinema com a arte.

- Data: sábado (26 de março)
A arte e o cinema
Será exibido o filme Uma mulher, é uma mulher, de Jean Luc Godard onde serão discutidas as possibilidades de convergência nas discussões entre a arte e o cinema.
Curador convidado: Marcelo Miranda
Horário: 15 horas às 17h30

- Data: 30 de abril
Cinema de artista
As questões inerentes ao cinema de artista serão exibidas e discutidas nesse encontro.
Curador convidado: Raquel Garbelotti
Horário: 15 horas às 17h30

Maes para todos

Objetiva um atendimento diferenciado para grupos escolares, melhor idade, turistas, projetos sociais e grupos de visitantes espontâneos a partir da criação de roteiros aplicados durante as visitas mediadas.

Agendamentos pelo site:
www.museudeartes.wordpress.com
Público-alvo: visitantes do Maes
Mediadores: estagiários do Maes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard