25/05/2011 08h30 - Atualizado em
05/01/2017 15h01
Atividades de Arte-Educação de "Sobrevitória" começam nesta quarta-feira (25), no Maes
Começam nesta quarta-feira (25), no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), no centro de Vitória, as atividades do Programa de Arte-Educação da exposição "Sobrevitória". A primeira ação contará com as presenças do colecionador Marcio Espíndula; e do curador Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos. Eles participam do "Ciclo de Palestras", que acontece às 19h30 no auditório do espaço. A entrada é franca.
Os interessados em participar da palestra devem estar no Maes com 30 minutos de antecedência, pois o número de vagas é limitado. A proposta do encontro é apresentar o recorte curatorial da mostra em cartaz, e a história da coleção.
Abertura
Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos e Marcio Espíndula também participaram da abertura da mostra "Sobrevitória", nesta terça-feira (24). Mais de 400 pessoas marcaram presença no Maes. Uma noite marcada por uma explosão de cores resultante da união de 100 obras de arte contemporânea, adquiridas em sua maioria, entre 1986 e 1989, período que Espíndula manteve em funcionamento, em Vitória, a galeria Usina Arte Contemporânea.
Os visitantes conheceram 25 anos depois, a sequência de 25 exposições realizadas em menos de três anos na Usina e, sobretudo, se surpreenderam com o elenco de artistas que delas participou.
"É emocionante reviver este clima tanto tempo depois. Espero que o público capixaba prestigie e valorize essa exposição tão importante", disse Adriano de Aquino, um dos artistas que tem trabalhos expostos na mostra, que veio do Rio de Janeiro só para participar da abertura.
Outra que reviveu o clima anos 80 da Usina foi a artista capixaba Regina Chulam: "tenho que elogiar a coerência e qualidade do recorte da exposição. Grande oportunidade de tornar público o que estava escondido durante muito tempo, como coleção particular. É uma honra participar deste momento", disse.
Usina Arte Contemporânea
A galeria Usina Arte Contemporânea foi inaugurada no dia 17 de abril de 1986 com uma exposição coletiva. Seguiram-se ainda no mesmo ano, exposições de pinturas de Adriano de Aquino, Jorge Guinle, de Ivald Granato e Milton Machado; uma mostra de obras em papel de Iberê Camargo e duas outras de pinturas, de Gonçalo Ivo e de Hilal Sami Hilal.
Em 1987 foram realizadas dez exposições: pinturas e obras sobre papel de Leonilson; obras em papel de Antonio Dias e, em seguida, de Ione Saldanha; esculturas e obras sobre papel de Amilcar de Castro; uma nova exposição de Hilal Sami Hilal, desta vez de obras em pequenos formatos; pinturas sobre borracha e desenhos de Hilton Berredo; obras sobre papel de Mira Schendel; pinturas de Loio-Pérsio; esculturas para interiores de Franz Weissmann e pinturas de Regina Chulam.
Por fim, em 1988, foram sete mostras: pinturas de Daniel Senise; duas de esculturas e objetos de Carlos Fajardo e de Márcia Ramos; desenhos de Ester Grinspum; esculturas e relevos de Frans Krajcberg; e mais duas de pinturas de César Cola e de Karin Lambrecht.
Em seu texto de apresentação, o curador Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos diz que "encerradas as atividades da Usina Arte Contemporânea no início de 1989, decantou-se um patrimônio que passou a ser não só conservado, como também acrescido de obras que saldam oportunidades aproveitadas ou perdidas". Para ele "o acervo expressa uma sobrevitória, com o intuito de avivar a imaginação sobre o que se mantém de maneira diversa, há um quarto de século".
Arte-Educação
Outras atividades foram planejadas até o fim da exposição, no dia 24 de julho, como "Rodas de Conversa"; "Encontros de Arte-Educação"; "Maes para todos", que promove atendimento diferenciado para grupos escolares, terceira idade, turistas e projetos sociais; "Maes na rede"; "Maes na Tela"; e o "Museu na Escola", que visa por meio de encontros sensibilizar as escolas da importância do patrimônio.
A proposta da curadoria educativa formada por Ana Luiza Bringuente e Melina Almada Sarnaglia, é promover ações relacionadas ao ato de colecionar e à memória. Além disso, serão discutidas as influências da abundância artística que a década de 1980 apresentou em seus aspectos locais e nacionais.
Serviço:
Exposição "Sobrevitória"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES
Período: até 24 de julho
Visitação: terça a sexta-feira - das 10 às 18 horas
sábados, domingos e feriados - das 12 às 18 horas
Visitas mediadas pelo blog museudeartes.wordpress.com
Entrada franca
Programa de Arte-Educação
Ciclo de Palestras
O Ciclo de Palestras discutirá questões relativas ao ato de colecionar. A ação será dividida três partes.
- 1º Palestra - com Marcio Espíndula e Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos
Tema: apresentação do recorte curatorial da mostra e a história da coleção.
Data: quarta-feira (25)
Horário: 19h30 às 21h30
- 2º Palestra - com Rodrigo Moura
Tema: reflexão sobre o colecionismo na arte contemporânea.
Data: 15 de junho
Horário: 19h30 às 21h30
- 3º Palestra - com Carlos Martins
Tema: relação das coleções de arte e renomados colecionadores no panorama nacional.
Data: 20 de julho
Horário: 19h30 às 21h30.
Os interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.
Local - Auditório do Maes
Roda de Conversa
A arte e a educação serão os focos desses encontros, em que serão estabelecidos diálogos entre as questões temporais e conceituais, tendo a exposição como ponto de partida.
Foco - Arte
Palestra com Mara Perpétua e Marilá Dardot
Tema: conexão entre a arte produzida no Espírito Santo nos anos 1980, e seus desdobramentos na produção de arte contemporânea;
Data: 08 de junho
Horário: 19h30 às 21h30.
Foco - Educação
Palestra com Maria Cecília Costa Oliveira e Gilca Flores
Tema: conexões necessárias entre o ato de colecionar e educação patrimonial estabelecendo possibilidades entre a educação, memória e preservação.
Data: 13 de julho
Horário: 19h30 às 21h30
Os interessados devem comparecer com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.
Local - Auditório do Maes
Encontro de Arte Educação no Maes
Encontros dirigidos a arte-educadores e interessados, com Elisa Pegoretti
Inscrições: Por e-mail (maes.comunicacao@secult.es.gov.br) ou 30 minutos de antecedência.
Duração: 03 encontros de 03 horas
Vagas: 40
Local: Auditório do Maes
Data: 04 de junho, das 13 às 16 horas
Data: 11 de junho, das 13 às 16 horas
Data: 09 de julho, das 13 às 16 horas
Maes para todos
Objetiva a criação de roteiros e possibilidades a serem aplicados durante as visitas mediadas. O programa atenderá grupos escolares, melhor idade, turistas, projetos sociais, bem como os grupos de visitantes espontâneos. Os agendamentos para mediação devem ser feitos pelo site www.museudeartes.wordpress.com
Maes na Rede
A atividade visa manutenção, elaboração e postagem de informações na mídia virtual, onde serão disponibilizados fotos, vídeos, e material educativo pertinentes ao Museu, e outras ações relacionadas ao trabalho do Setor de Arte-Educação do MAES.
Local:
museudeartes.wordpress.com
twitter.com/MAESMuseu
Maes na tela - mostra de cinema
O cinema e o audiovisual ampliarão o leque de discussões e reflexões a respeito da exposição. Nessa mostra o recorte pensado será a produção cinematográfica na década de 1980. Antes do início das sessões haverá uma introdução ao tema proposto; e ao término um debate entre o curador e um convidado. Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize, diretores de cinema, escolherão os filmes e conduzirão os debates.
Data: 05 de junho, das 15 horas às 17h30. Com Vitor Graize.
Data: 24 de julho, das 15 horas às 17h30. Com Rodrigo de Oliveira.
Museu na Escola
Atividade desenvolvida em parceria com a subsecretaria de Estado de Patrimônio Cultural; com o Programa Rede Cultura Jovem; e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O projeto visa sensibilizar - por meio de encontros nas escolas - sobre a importância do patrimônio.
Palestrantes: Renan Andrade e Bárbara Covre
As palestras são agendadas diretamente nas escolas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Estagiária de Comunicação do Maes - Pollyanna Latorre
3636 7110 / 9902 1627