06/07/2010 13h01 - Atualizado em 05/01/2017 15h35

Artistas residentes da Galeria Homero Massena abrem exposição coletiva "Embira"

O edital de incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) de número 014 de 2009, que concede a bolsa de ocupação chamada "Ateliê de Pintura da Galeria Homero Massena", mostra novos resultados com a abertura da exposição coletiva "Embira". A abertura da mostra será na quinta-feira (01), às 18 horas, no anexo da Galeria, na Cidade Alta, em Vitória. A entrada é franca.

Ao grupo contemplado formado pelos artistas plásticos Alex Vieira, Raphael Araújo Genuíno e Vinícius Guimarães, foi concedido mensalmente uma bolsa de ocupação no valor mensal de R$ 2.500. O professor orientador também recebeu R$ 1 mil por mês.

Durante nove meses eles desenvolveram no ateliê, a prática da pintura acompanhada por debates e reflexões sobre seus respectivos processos de criação. Os três jovens foram orientados por Júlio Tigre, um artista veterano, que tem na bagagem a efervescência da geração 80, que frequentou a Escola de Artes Visuais Parque Lage, no Rio de Janeiro, e fez Doutorado em Granada, na Espanha.

Da experiência de se produzir num ateliê coletivo, surgiu o grupo "Estudos Modestos sobre a Beleza Inconsciente da Razão Aleatória", mais conhecido como Coletivo Embira.  O orientador reforçou as individualidades encontradas em cada pesquisa, como ingredientes de uma mistura enriquecedora. "O que há num sentido alterador em relação à produção do ateliê é um grau maior de imprevisibilidade no inusitado de uma mistura sem fórmulas, heterogênia, não equilibrada", disse Julio Tigre.

E completou: "Talvez este ateliê tenha potencializado também o sentido da química entre os participantes -  juntou num mesmo espaço quatro cabeças e um punhado de pólvora".
Alex e Raphael conduziram suas realizações iniciais para a apropriação de imagens prontas e o emprego de técnicas de reprodução de imagens. Nos trabalhos de Alex, comparece uma intenção mais narrativa nas colagens. Seus trabalhos dialogam com o impresso, a produção de uma publicação. Tem como atividade paralela a editoração e publicação da revista Prego.

Raphael busca sobrepor as imagens de maneira massiva, compondo extratos de informação. Importa-lhe nos últimos trabalhos uma presença cada vez mais explícita dos materiais e dos procedimentos.

Vinicius se destaca com uma proposta, tratando com rigor a busca pelo essencial. Seus desenhos reafirmam o plano e a importância da composição. Ultimamente a troca do papel por outros suportes vem acrescentando novas superfícies como informação.

Serviço:
Embira - exposição coletiva no ateliê da Galeria Homero Massena

Endereço: Rua Pedro Pálacios, 99 - Cidade Alta - Vitória
Abertura: 01 de julho, às 18 horas
Visitação: até 30 de Julho de segunda a sexta das 10 às 17 horas.
Conversa com artistas: 29 de julho às 18 horas.
Contato: 3132-8395/ 9299-8180

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard