31/05/2011 13h33 - Atualizado em
05/01/2017 15h42
Artista plástica premiada por edital da Secult faz curso na Espanha
Aprender novas técnicas e desenvolver novos estilos. Essas são as principais metas da artista plástica capixaba Katiane Satler em sua estadia pela Europa. Contemplada pelo Edital Público de "Apoio Cultural-Financeiro para custeio de Despesas com Locomoção de Artistas, Técnicos e Estudiosos", a escultora se encontra em Madri (Espanha) desde 2008, onde realiza um curso de cerâmica para aperfeiçoar sua atividade.
Lá, o aprendizado é completo: técnicas decorativas, história da arte, desenhos, estudos de programas em 3D, tecnologias de materiais cerâmicos, serigrafia, entre outras práticas e teorias. E Além ampliar seu leque de conhecimento, Katiane também participa de inúmeras exposições, divulgando o seu trabalho e vendendo suas obras.
"Em Madrid faço o curso Decoración Cerámica na Escola de Arte Francisco Alcántara. Tive a capacidade de desenvolver e aprender muito, o curso consiste em criar novos desenhos, tanto para decoração manual como também a criação para serigrafia, técnica que não tive a oportunidade de aprender no Brasil", destaca a artista e ainda acrescenta: "cada dia chego mais perto de ser a artista que sonho, me construindo como pessoa para voltar melhor para minha terra linda Vitória".
Ainda na Espanha, Katiane desenvolveu um projeto intitulado "Cerâmica estrutural e tratamento de superfícies", na qual ela, através de um processo de criação, desenvolveu uma estrutura de tabiques interiores, em que se desarrolha uma série de formas cerâmicas, descobrindo também o funcionamento antigo de aquecimento para casas na Europa.
O próximo passo é uma especialização em Escultura, Madeira e Metal, que vai durar dois anos. Esses estudos têm a previsão de começar em setembro, e vão abordar inúmeras técnicas e procedimentos sobre possibilidades de ornamentações de meios arquitetônicos, objetos para teatro, televisão, cenografia, elementos de uso cotidiano, troféus, entre outros.
Katiane Satler iniciou sua carreira em 1998, na capital Vitória, e consolidou seu trabalho no Estado produzindo esculturas em cerâmica e participando de exposições coletivas e individuais. A artista busca uma poética própria, transmitindo harmonia e leveza em suas obras, que transitam entre o clássico e o contemporâneo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Simony Fadini - estagiária de comunicação
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br