23/03/2009 06h47 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Apresentações de A Viúva Alegre continuam no fim de semana

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) continua apresentando hoje, sexta-feira (20) e sábado (21), a opereta considerada como a mais famosa do mundo: "A Viúva Alegre", do compositor Franz Lehár, um austríaco de ascendência húngara.

As apresentações serão no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, às 20 horas (quinta e sexta-feira) e às 18 horas (sábado). A entrada é franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, a cada dia de espetáculo, a partir das 14 horas.

"A Viúva Alegre", composta em 1905, narra a história de Pontevedrino, um país tão pequeno que não pode ser encontrado em mapa algum. O governo local teme que a viúva alegre gaste sua fortuna em Paris ou caia nas mãos de um usurpador, o que provocaria a falência do principado.

Para que o dinheiro permaneça no país, é preciso que um pontevedriano seduza e se case com a viúva. Trata-se da tarefa perfeita para o charmoso conde Danilo, que conhece todos os truques para conquistar as mulheres. A obra mescla o sentimentalismo popular com o embalo de animadas valsas e marchas.

A opereta já recebeu adaptações para o cinema e para o teatro - foi tema de filmes em 1925, 1943 e 1952. Ela se constituiu em um dos mais bem sucedidos musicais de todos os tempos. Inspirou modelos de chapéu, nome de charutos, restaurantes e até de comidas. No próprio Maxim´s, restaurante francês citado na opereta, há um prato com o nome da obra de Lehár.

Elenco

No elenco da montagem capixaba, cantores de sólida carreira nacional se juntam a artistas líricos do Espírito Santo. "A idéia foi fazer uma homenagem à grande artista lírica capixaba Nathércia Lopes, que há exatos 25 anos, montou essa opereta. Na época, o maestro Sérgio Magnani veio especialmente de Belo Horizonte para reger a orquestra. Também achamos importante dar a oportunidade aos jovens cantores líricos capixabas de atuarem ao lado de nomes consagrados, inclusive nos papéis principais, como forma de estimular o desenvolvimento da arte lírica em nosso Estado", explicou o maestro titular da Ofes, Helder Trefzger.

Serão dois elencos: Nathércia Lopes dividirá o papel principal com a jovem Maristela Araújo. O papel do conde Danilo será de Lício Bruno, que tem sólida carreira internacional. Já o personagem Camilo será interpretado pelo cantor paulista, Sérgio Wientraub.

Além deles, participam os cantores líricos, todos atuantes no cenário musical capixaba, Alessandro Santana, Lúcia Brunoro, Meire Norma, Eduardo Santa Clara, Renato Gonçalves e Ricardo Oliveira. Há ainda a participação do Coral Camerata Cefetes, dirigido por Heraldo Filho. A direção cênica estará a cargo de Wiliam Rodrigues e Lício Bruno. As apresentações terão regência dos maestros Helder Trefzger (na quinta e sábado) e Modesto Flávio (na sexta-feira).

Serviço:

Opereta "A Viúva Alegre" com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes)

- Dias: quinta (19), sexta-feira (20) e sábado (21)
- Horários: 20 horas (quinta e sexta-feira) e 18 horas (sábado)
- Local: Theatro Carlos Gomes, Centro de Vitória
- Entrada franca
Obs: Os ingressos devem ser retirados na bilheteria, a cada dia de espetáculo, a partir das 14 horas
Telefone bilheteria - 3132-8398


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard