26/08/2010 14h05 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Alunos da rede pública desenham últimas cenas sobre Niemeyer

Estudantes da rede pública de Vitória participam, entre os dias 30 de agosto a 03 de setembro, da última oficina do Projeto Animação. Este ano o roteiro faz uma viagem pelas principais obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Alunos da Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Juscelino Kubitscheck de Oliveira, em Maria Ortiz, participarão na próxima semana da última oficina do Projeto Animação 2010. Este ano, o roteiro faz uma homenagem a Oscar Niemeyer. O projeto resultará em um filme em 35 mm com roteiro, desenhos, animação e direção de 150 alunos da rede municipal de ensino de Vitória. As aulas acontecerão das 7h30 às 11h30, de segunda-feira (30/08) a sexta-feira (03/09).

Na história, Estela é uma estudante de Ensino Fundamental de Vitória que embarca numa nave do tempo para uma aula diferente. Acompanhada de um dos mais importantes arquitetos contemporâneos do mundo, Oscar Niemeyer, ela passeia pelas curvas das principais obras do artista.

O roteiro foi escrito pelos alunos na primeira oficina do projeto, que aconteceu em maio na EMEF José Áureo Monjardim, em Fradinhos. Em seguida, foram realizadas as oficinas de animação nas EMEFs Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, Eliane Rodrigues dos Santos, na Ilha das Caieiras e novamente na José Áureo Monjardim, Fradinhos.

O curta-metragem resultante será apresentado na noite de encerramento do 17º Vitória Cine Vídeo, no dia 11 de dezembro. O Projeto Animação é realizado pelo Instituto Marlin Azul e conta com a parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

ROTEIRO

Durante a oficina de roteiro, os estudantes discutiram e desenvolveram a história, com o acompanhamento da cineasta Luelane Corrêa. A inspiração foi o arquiteto Oscar Niemeyer, um dos mais reconhecidos profissionais da arquitetura contemporânea internacional, responsável por criar novas formas de utilização do concreto armado, redesenhando o espaço urbano.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1907, o artista elaborou projetos como os edifícios públicos de Brasília (Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Palácio Alvorada); o Memorial da América Latina; o Museu de Arte Contemporânea e a sede da Organização das Nações Unidas (ONU); entre várias outras obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

A fundação ligada ao arquiteto autorizou o desenvolvimento do filme a partir das informações disponibilizadas no site da instituição (www.fundacaooscarniemeyer.com.br). Os estudantes capixabas homenagearão o arquiteto percorrendo uma linha do tempo para acompanhar o surgimento das principais obras do artista. Além do registro lúdico e visual dos projetos arquitetônicos, o filme conterá pensamentos do arquiteto sobre a vida, as pessoas e o mundo. A partir de uma pesquisa, os alunos reuniram algumas frases célebres de Niemeyer como "A vida é um sopro". Em 15 de dezembro, ele completa 103 anos.

ANIMAÇÃO

Durantes as oficinas de animação, os estudantes estão dando formas e cores à história criada pela primeira turma do projeto. Para montar as cenas, eles aprendem técnicas de animação como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).

A orientação é da animadora Rosaria, do Rio de Janeiro. Dentre seus trabalhos, está a produção de vinhetas, videoclipes e campanhas institucionais para televisão. No cinema, além de animar várias sequências de filmes, escreveu, dirigiu e animou o curta-metragem "Tem um Dragão no Meu Baú" (2005) e o recém-lançado "A Menina da Chuva" (2010), ambos com roteiros premiados pelo Ministério da Cultura.

SOBRE O PROJETO

Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão e promover o resgate cultural e artístico, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada ano, um novo filme é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Desde a criação do projeto foram realizados os seguintes curtas-metragens: "Mangue e Tal" (2002); "Portinholas" (2003); "Zen ou Não Zen? Eis a questão" (2004); "Vitória pra Mim" (2005); "Albertinho" (2006); "Ele" (2007); "Mestre Vitalino e Nós no Barro" (2008) e "Um Fio de Esperança" (2009).

MAIS INFORMAÇÕES

Marialina Antolini / Simony Leite Siqueira