24/10/2012 09h39 - Atualizado em 05/01/2017 14h38

A produção artístico-cultural capixaba ganha novas revistas

 24/10/2012

O meio editorial capixaba conta com duas novas edições de publicações que trazem conteúdos sobre a recente produção cultural local. O Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, foi espaço do lançamento da revista do 2º Festival ES de Dança e da revista Nós nº 5, nessa terça-feira. Na ocasião, foi feita a distribuição de exemplares das duas publicações e o público ainda assistiu às apresentações da Orquestra de Violinos do Instituto Preservarte e da Companhia Homem de Dança.
 
Para o subsecretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Erlon Paschoal, as revistas são veículos de comunicação importantes e necessários para a difusão cultural. "Além da excelente qualidade gráfica, essas publicações geram visibilidade para os trabalhos de artistas e produtores. Esse tipo de material contribui para repercutir as criações capixabas, funcionam como portfólio para os profissionais da cultura e são memória impressa da nossa cena cultural", afirmou.
 
Editada pelo jornalista e produtor Vitor Graize, a revista do 2º Festival ES de Dança traz o registro do evento que deu origem à publicação. Realizado em junho deste ano, o 2º Festival ES de Dança promoveu cerca de 30 apresentações e espetáculos de dança em diversos espaços culturais do Estado e nas ruas da Grande Vitória. Além da presença de coreógrafos independentes, o evento reuniu 20 companhias convidadas e promoveu debates, trocas de experiências e intercâmbios entre artistas.
 
A bailarina e cronista Flavia Dalla Bernardina escreveu para a revista do 2º Festival ES de Dança. Para ela, as publicações impressas dão uma maior perenidade aos conteúdos veiculados por esse tipo de mídia. "Estamos em uma época onde a tecnologia digital e a web tornam tudo muito instantâneo e imediato. As revistas impressas trazem conteúdos que não perdem a atualidade assim tão rapidamente", ressaltou Flávia.
 
Revista Nós

A Nós é um espaço editorial que promove a visibilidade dos jovens atuantes da área artístico-cultural do Estado. A sua quinta edição contou com a participação de 45 colaboradores. São estudantes, designers, publicitários, jornalistas, fotógrafos, músicos, artistas visuais, que atuaram na produção de todo o conteúdo da revista.

A cada nova edição, a Nós surpreende os leitores com um resultado gráfico inovador. Dessa vez, os designers Higor Ferraço e Priscilla Martins foram os responsáveis por conduzir o projeto gráfico da revista que traz um cartaz duplo cobrindo a capa da revista.

Na Nós, o leitor irá encontrar conteúdos diversos no formato de críticas, textos jornalísticos, entrevista, artigo, ilustrações e ensaios fotográficos. As matérias abordam temas como a participação masculina na dança, vivência artística a partir de espaços religiosos, os embates entre a fotografia digital e analógica, e atuação de jovens nas escolas de samba.
 
A entrevista da edição apresenta o perfil do luthier (profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda como violão e violinos) e músico Vinícius Fachinetti. Morador de João Neiva, Vinícius considera um privilégio participar da publicação. "É o reconhecimento de um trabalho sério e que tem ganhado destaque nacionalmente", diz o músico.
 
As duas revistas são iniciativas da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) realizadas em parceria com o Instituto Sincades. Em breve, a versão online das publicações também serão disponibilizadas no site da Secult.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
(27) 3636-7111
comunicacao@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Confira a versão online da 2º revista do Festival ES de Dança abaixo:

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard